O que é bloqueio criativo?

por

Apesar de estar associado com áreas como redação;  artesanato; música e design; o bloqueio criativo é um problema que pode atingir a todos; inclusive empreendedores. Seja na formulação de uma ideia para melhorar o desempenho do negócio ou como fazer a divulgação; a criatividade é uma parte essencial nesses momentos. Mas e quando sua mente “trava”? Quando você tem que ter uma ideia, mas ela não aparece de jeito nenhum?

O que é bloqueio criativo?

O bloqueio criativo é um problema enfrentado por diversas pessoas de diversos ramos e atividades.  Não se sabe ao certo o motivo que o provoca; mas acredita-se que a falta de ideias esteja relacionada ao estresse; noites mal dormidas; ocupação com atividades fora do meio em questão, entre outros.

Muitas pessoas consideram que o bloqueio criativo seja um monstro que destrói toda a perspectiva de criação daquele dias; mas mesmo sendo algo ruim é possível aprender, e muito, com ele!

O tão temido bloqueio criativo é aquela fase em que parece que todas as energias que temos para criar e gerar ideias está comprometida, impedida ou menos potente. E isso acontece sem uma explicação lógica ou um motivo claro! Parece que esse bloqueio simplesmente vem chegando, vai te deixando menos focado…distraído… e quando percebemos já estamos sem conseguir criar nada!

Alimente seu cérebro

Se você chegou nesse ponto da criação e não quer parar de criar e elaborar novas ideias, o jeito é alimentar o seu cérebro com novas referências. Busque referências visuais (não apenas na internet), olhe livros, desenhos, ilustrações. Leia diferentes textos e busque ter sempre um novo repertório como inspiração.

Uma outra solução bem comum e bastante conhecida por quem trabalha com criatividade é deixar aquele problema um pouco de lado e deixar que sua mente trabalhe nele de forma inconsciente.

As vezes o stress na busca de uma solução ou tentando encontrar a criatividade pode apenas fazer com que tudo piore. Dê uma descansada, relaxe e pare de se preocupar, pode ser que a solução apareça de forma natural na sua mente.  Acredito que já deve ter acontecido com você pelo menos uma vez de encontrar a solução para um projeto quando não estava pensando nele.

Caso seja possível faça isso; se não conseguir mais criar novas opções para um projeto; deixe ele temporariamente de lado e vá fazer outra coisa, ver um filme, ler um livro, jogar futebol com os amigos etc. Deixe que a sua mente se distraia com alguma outra coisa e quando você voltar a dedicar tempo naquele projeto você verá que seu cérebro estará com ideias novas.

Quer saber um pouco mais sobre como liberar a sua criatividade e passar pelo bloqueio criativo de uma forma mais fácil? Nós preparamos um post especial cheio de dicas para você resolver esse problema! Leia a matéria completa clicando aqui!

fonte: designzeroum

 

Você pode gostar também

/* */