Papel reciclado e a evolução do cabide

por

Ninguém sabe ao certo quem inventou o primeiro cabide. Mas calcula-se que há mais de 4 mil anos os egípcios já utilizaram uma espécie de suporte para roupas, conforme revelaram hieróglifos datados de 2000 a.C.. Eles mostram o objeto como usual entre reis e rainhas, que o utilizavam para preservar as túnicas feitas de tecidos delicados.

imagem ilustrativa.
Imagem ilustrativa. Fonte: 1stdibs

Até onde se sabe, os cabides na forma como os conhecemos só foram criados no século XIX. Alguns historiadores dizem que o presidente dos EUA, Thomas Jefferson, foi quem inventou o primeiro cabide para casacos feito de madeira, em 1869. Na mesma época O.A. North, patenteou uma versão em arame com duas formas ovais estreitas unidas no meio com uma torção e um gancho. Outros atribuem essa invenção ao belga Jacobs Franklyn Muller, que em 1895 criou um suporte para roupas que simula a forma dos ombros. Em 1903, Albert J. Parkhouse, funcionário da Timberlake Wire and Novelty Company, criou um dispositivo de arame torcido para resolver a queixa dos colegas sobre onde pendurar os casacos.

Independente de quem foi o verdadeiro autor do objeto, ele se popularizou e, em 1906, passou a ser usado em um espaço comercial. Em 1932, Schuyler Hulett desenvolveu uma modelo que usava tubos de papelão em volta dos fios de arame, para evitar os vincos nas roupas. Três anos depois, Elmer Rogers acrescentou-lhe um terceiro tubo, na parte de baixo, adquirindo uma forma triangular.

Nesta época o uso da matéria plástica começou a se difundir o que foi uma revolução, já que este parecia ser o material perfeito, era duradouro, resistente inclusive para a fabricação de cabides. Porém, com o passar dos anos o plástico se revelou um verdadeiro vilão, pois descobriu-se que essa ‘durabilidade’ na verdade gerava poluição e contaminação, já que o material leva 450 anos para se decompor. Infelizmente, no século XXI ele se tornou o principal material utilizado na produção deste objeto.

Em 2017, a indústria de Papelão Hörlle, que desde a década de 1970 produz cartão rígido 100% reciclado, criou a marca Stratis para colocar no mercado cabides feitos de papelão. O produto surpreendeu por ser inovador, representando uma evolução do cabide como o conhecíamos até então. Eles são resistentes, poupam espaço, e o material é biodegradável, ou seja, não agride a natureza no descarte. Por isso eles vêm cada vez mais conquistando o público, em especial empresas do setor de vestuário, que tem apostado nesse produto prático e ecologicamente correto.

Existem poucas empresas no mundo que oferecem um produto similar a este e, graças à Stratis, o Brasil é um dos poucos países que produzem cabides feitos de papel reciclado.

Quer conhecer melhor o nosso produto? Então acesse www.stratis.com.br .

Você pode gostar também

/* */