Em tempos de constante mudança da moda, o handmade conquista os consumidores mais exigentes
Tudo que é feito inteiramente à mão carrega uma história. São artigos únicos, delicados, compostos de matérias-primas oferecidas pela natureza. Em tempos de uma feroz produção em massa, esses produtos ganham ares mais do que especiais. No verão, por exemplo, peças de materiais como tricô leve e crochê estão sempre presentes: ideais para praia ou mesmo para serem inseridas na moda do dia a dia. As bolsas de palha, outro item democrático, já podem ser vistas além das areias, em elegantes looks urbanos.
A moda se faz presente para suprir a necessidade da sociedade em se diferenciar e criar identidade própria. Na incumbência de suprir tais necessidades, acaba por fazer do que era diferencial, algo homogeneizado, desejo massificado. Neste contexto, o artesanato, por suas peculiaridades em produções de peças únicas e feitas à mão, faz cada vez mais parte de um mercado fornecedor de distinção aos seus usuários.
O artesanato está com tudo na moda
O artesanato pode colaborar com a moda das seguintes maneiras:
- A partir das tendências ditadas a cada estação pela indústria da moda, o artesanato pode ser direcionado a partir do tipo de matéria-prima mais valorizado, cores, acessórios, entre outros detalhes que indicam aos artesãos o foco para suprir demandas do mercado da moda.
- Agregação de valor cultural às peças, a partir de técnicas tradicionais da cultura do País traduzidas no artesanato, que carrega a “brasilidade” em seus produtos através da origem da matéria-prima, do trabalho manual e da subsistência das comunidades e cooperativas através dessa atividade.
- Oferecimento de produtos diferenciados ao mercado, a partir de peças exclusivas que unem a técnica tradicional artesanal às tendências ditadas pela indústria da moda, gerando um diferencial competitivo.
Dessa forma, o artesanato pode se beneficiar ao criar peças adequadas às demandas; com valor e identidade cultural, atentando a fatores de padronização e qualidade do produto e ainda a busca constante de informação sobre tendências do setor.
Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!
Fontes: