Você sabe escolher a espessura certa?

por

Todo produto a ser fabricado pode apresentar resultado diferente, melhor ou pior, dependendo do material utilizado para sua produção. Com o trabalho artesanal não é diferente, afinal, é preciso escolher a matéria prima adequada para garantir a qualidade do produto final, não é mesmo?

Na área da cartonagem e encadernação, que utilizam os cartões Hörlle como matéria-prima, a escolha da espessura certa também faz toda a diferença. Dependendo do produto ela deve ser menor ou maior, isso vai variar de acordo com a resistência ou maleabilidade que a peça a ser confeccionada precisa ter.

Indicação de espessura

Fabricamos os cartões, mas a expertise para o uso apropriado nas produções é dos próprios artesãos, portanto nem sempre cabe a nós determinar qual espessura correta. É importante avaliar as opções disponíveis para facilitar o seu trabalho e garantir a qualidade do produto que está sendo feito.

O que podemos dizer é que espessuras mais finas como 0,90mm até 1,50mm, são indicadas para artigos que não exigem dureza, como pastas simples de arquivos, alguns tipos de capas de blocos mais flexíveis, e ainda para alguns modelos de caixas redondas.

Já as espessuras intermediárias entre 1,65mm a 2,1mm são recomendadas para a produção de caixas de tamanho pequeno e médio e também pode ser usada para maletas. Vale lembrar que essas espessuras devem ser cortadas no sentido da fibra para ficarem mais maleáveis, principalmente se houver necessidade de envergamento do papelão na produção da peça. Isso também garante que não ocorra quebra do papelão.

A partir das espessuras 2,3mm até 2,9mm, a indicação é para a produção de caixas ou bandejas que precisam suportar pesos maiores. Também pode ser utilizada para as divisórias já que um papelão mais grosso ajuda na sustentação da peça.

É importante lembrar que papelões mais finos são mais fáceis de cortar; assim como papelões mais espessos precisam, muitas vezes, de outras ferramentas ou máquinas de corte para serem executados com precisão.

Gostou das nossas dicas? Quer saber como adquirir nossos produtos? Acesse www.lojahorlleformatos.com.br

Você pode gostar também

/* */