Dicas de cartonagem com Artesana!

por

A cartonagem é uma das técnicas de artesanato mais famosas e realizadas atualmente (afinal, não tem como não se apaixonar por ela não é mesmo?). Ela permite a confecção de diversos objetos, variando dos utilitários até os decorativos; e tem como base a utilização de papel cartão Hörlle de diversas gramaturas diferentes. Pode ser revestida de diversas formas, porém a mais comum é a utilização de tecidos.

É uma forma de artesanato linda e que todo mundo ama!

Para quem está começando:

Muitas vezes, quem está começando fica em dúvida sobre quais materiais utilizar, como fazer o corte de forma correta; como colar o tecido sem que fique manchado… Enfim, são diversas dúvidas que muitas vezes fazem toda a diferença para o resultado final das peças.

Para ajudar você que quer aprender mais sobre a cartonagem e desenvolver projetos cada vez mais lindos, nada melhor do que aprender com quem trabalha diariamente com essa técnica. Por isso nós, da Hörlle Formatos pegamos várias dicas com a Ana Cristina, dona do ateliê Artesana cartonagem.

A Ana é artesã, professora de cartonagem e parceira da Hörlle Formatos! Ela está sempre compartilhando dicas, produtos e novidades com a gente. Para saber mais sobre o trabalho da artesana confira nosso post clicando aqui.

Dicas de cartonagem com Artesana!

  • Use sempre tecido de algodão ou tricoline
  • Evite tecidos lisos e, principalmente, os de cores escuras (marrom, vermelho, preto, etc), pois a cola mancha muito fácil e “sujam” com pelos de outros tecido e poeira.
  • Enquanto você não tiver prática, evite usar tecidos com listras ou xadrez, pois é mais difícil posicioná-los corretamente na peça. Além disso nunca passe a espátula no sentido contrário a listra, isso fará com que ela fique torta.
  • Trabalhar com tecidos sintéticos requer alguma prática e materiais adequados. Os tecidos sintéticos são difíceis para colar neles mesmos e, além disso, mancham muito fácil.
  • Caso fique alguma bolha de ar por baixo do tecido, significa que a cola já  havia secado quando o tecido foi colocado. Não se preocupe, tem conserto. Passe o ferro quente  por cima da bolha que o calor vai amolecer a cola que está por baixo ou ao redor, o que acabará por colar todo o tecido.
  • Nunca posicione o tecido em cima do cartão Hörlle e sim o cartão em cima do tecido, para que você possa ter uma visão melhor do trabalho, dividindo as margens de sobra do tecido. Além disso, dessa forma o tecido vai estar mais esticado.
  • Use sempre cola de biscuit ou porcelana fria, pois a secagem é mais rápida, o que facilita a fixação das peças, não entorta o cartão Hörlle e não mancha tecidos de algodão.
  • Use pincel para espalhar a cola e rolinho de espuma para distribuí-la e tirar o excesso. Evite usar apenas o rolinho, pois ele vai ficando “encharcado” de cola.
  • Use aquelas espátulas brancas (mais rígidas) que se encontra em lojas de material de construção para alisar o tecido.
  • Sempre trabalhe com um pano úmido para limpar as mãos do excesso de cola, evitando assim sujar o tecido.
  • Evite o uso de ventiladores de teto, pois isso irá acelerar a secagem da cola, dificultando assim o seu trabalho.
  • Evite passar cola e  colar o tecido em cima dos carimbos nomeadores  das peças, pois você perderá a referência de que peça está trabalhando e também manchará o tecido.
  • Procure seguir os carimbos de orientação (em vermelho) que irá facilitar o seu trabalho.
  • Quando os kits são compostos por mais de uma peça de montagem (bandeja, gaveta, caixa, etc) elas estarão separadas e presas por um elástico. Isso é feito para facilitar seu trabalho. Evite misturá-las, pois você poderá se confundir e isso dificultará a montagem.
  • Na hora de trabalhar com cola forre sua mesa com papel craft. Ele vai absorver a cola e ela vai secar rapidinho. Com isso você não corre o risco de manchar seu tecido. Outras bases como plástico ou base de corte demoram mais para secar a cola e você poderá se distrair e manchar o tecido.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre a cartonagem é hora de colocar a mão na massa (ou melhor, no cartão Hörlle) e começar a produzir!

Siga a Artesana nas redes sociais:

Facebook: @ artesanacartonagem

Instagram: @artesanacartonagem

Youtube: /artesanacartonagem

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */