De onde vem a folha A4?

por

Ela é a mais pedida, a mais amada, a mais utilizada. Sim, a folha A4 é a queridinha das papelarias, das escolas, dos nossos lares e das impressoras tradicionais. Em algum momento da vida, todos nós teremos contato com ela, inevitavelmente. Seja em algum trabalho escolar, naquele desenho para colorir, em alguma leitura, relatório ou documento. De um jeito ou de outro, a medida de 21cm x 29,7cm faz parte da nossa vida.

Mas de onde ela surgiu? Em boa parte do mundo, os principais formatos de papel provêm na norma DIN 476 do Deutsches Institut für Normung (Instituto alemão de normalização), definida no ano de 1922. No Brasil, a norma da ABNT que define esse tipo de padronização é a NBR 10068/87, que é inspirada na norma ISO 216 de 1975, que por sua vez foi criada com base na norma alemã. O importante de tudo isso é que elas padronizaram formatos que visam facilitar o redimensionamento de documentos, evitando perdas de imagem em caso de redução ou ampliação.

Para entender na prática a relação do A4 com tudo isso é o seguinte: ele é a metade de um A3, este que é metade de um A2, que é metade de um A1 que é metade de um A0. Assim, uma página A4 pode ser ampliada para A3, mantendo as mesmas proporções do documento original. A ideia dessa padronização é gerar melhor aproveitamento da folha.

Facilitou agora? O formato A4 faz parte de um sistema de padronização e acabou se popularizando principalmente pelo seu tamanho, que possibilita o uso para diversas finalidades no nosso dia a dia, em todas as idades e para inúmeras atividades.

 

Você consegue inclusive encontrar o seu cartão cinza favorito no formato A4 pelo site da Hörlle Formatos www.horlleformatos.com.br. Além do cinza e cinza H, lá você encontra o cartão Preto H, Natural premium e o Cinza H com Capa branca, tanto no A4 quanto nos tamanhos 15,5cmx21,5cm, A3, 40x50cm e 80x50cm.

Você pode gostar também

/* */