Como ser ecológico no Carnaval. Confira as nossas dicas

por

O carnaval está chegando, um dos feriados mais esperados do ano! Para muitos sinônimo de festa e muita dança; para outros descanso e sossego. Não importa qual é a sua preferencia, o que importa é que mesmo nessa época todo mundo pode aproveitar a festa e trabalhar junto por um mundo mais ecológico. Separamos algumas dicas que podem ajudar a deixar o seu Carnaval mais sustentável.

Como ser ecológico no Carnaval

Cuidado com o lixo! –  “É só uma latinha no chão, não vai fazer mal”.  É só uma latinha, mas e se todo mundo tiver o mesmo pensamento? De repente a rua estaria coberta de latinhas e outros lixos, coisa que muitas vezes acontece. O lixo acumulado nas ruas entope os bueiros e isso aumenta o risco de enchentes. Nas estradas os resíduos também causam um grande impacto na natureza e nos animais. Nas praias, o lixo se espalha pela orla e é, em sua maioria, arrastado para o fundo do mar. Isso contamina a água além de prejudicar a fauna e a flora que ali vivem. O trabalho de limpeza das águas é difícil e demorado. Por isso seja consciente, leve um saquinho para guardar as suas coisas e poder joga-las fora corretamente em casa!

Recicle a fantasia! – Parte essencial para quem vai aproveitar o Carnaval. Seja nos foliões de rua ou em algum clube, a fantasia está sempre presente. O problema está na quantidade de material que vai para o lixo depois da festa. Os tecidos podem levar de 100 a 400 anos para se decomporem! As fantasias de Carnaval são, geralmente, utilizadas apenas uma vez no ano. Porém para chegar até o consumidor, uma fantasia utiliza matérias primas, água e energia em sua produção, distribuição e transporte. A dica é reutilizar fantasias antigas; pesquise em seu armário, sempre tem alguma peça pronta para ser reformada! Utilizando a mesma fantasia mais de uma vez, o consumidor consciente diminui ao longo do tempo os impactos negativos ocorridos na produção. É bom para o seu bolso e também para o meio ambiente.

Vai viajar?

Antes de viajar lembre de tirar os aparelhos elétricos e eletrônicos das tomadas. Mesmo quando em modo “stand-by” (modo de espera) os aparelhos consomem energia! Quando estão desligados os aparelhos podem chegar a consumir até 25% de energia em relação a quando estão em uso.

A Stratis deseja a todos um ótimo Carnaval. Aproveitem o feriado sem esquecer da consciência ecológica. Agora é só  cair na folia!

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */