Aquecimento global: qual é o nosso papel para evitar as piores consequências?

por

O aquecimento global tem se tornado um assunto cada vez mais frequente nas manchetes dos principais jornais, pois suas consequências estão sendo sentidas por todos nós. Afinal, ele tem provocado mudanças irreversíveis na Terra desde o período pré-industrial.

No entanto, de acordo com o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (“IPCC”, na sigla em inglês) divulgado em agosto deste ano, uma ação decisiva para reduzir as emissões pode minimizar os riscos de colocar o planeta em uma situação ainda pior. As emissões atmosféricas até hoje já garantem o aumento das temperaturas para o futuro, mas a intensidade desse avanço pode ser reduzida.

 

Mas qual é o nosso papel para reescrever este futuro? Seguem algumas dicas:

-Adotar o consumo consciente como prática diária, pois isso impacta toda uma cadeia produtiva que pode ser repensada ou adaptada para evitar o desmatamento e a emissão de gases formadores do efeito estufa.

-Evitar o consumo de plástico é um importante passo, pois além dele ser feito a partir do petróleo, emitindo gases nocivos na sua fabricação, seu descarte incorreto prejudica o solo e a água.

-Diminuir o uso de automóveis também é uma importante contribuição, para reduzir queima de combustíveis que geram gases nocivos. Você pode morar mais perto do trabalho; utilizar a bicicleta ou transportes públicos para se deslocar;

-Diminuir o consumo de carne pode ajudar a controlar a produção agropecuária, uma das áreas que mais geram danos à camada de ozônio.

-Reciclar ou optar por produtos reciclados é uma maneira considerável de colaborar direta e indiretamente para barrar os avanços do aquecimento global.

Ecologia e cartão rígido da Horlle

Não é tão difícil fazer a nossa parte, não é mesmo? A Hörlle já está contribuindo com a sua produção 100% reciclada. Vem com a gente nessa! O planeta conta, mais do que nunca, com a colaboração de cada um nós.

Você pode gostar também

/* */