Cola + papelão = casamento perfeito!

por

A ligação é forte! A cola e o papelão formam um par perfeito, alguém duvida? Se a cola for de boa procedência e o papel de boa aderência, não tem erro … a união é duradoura!

Apesar da brincadeira, quem trabalha com artesanato com papel sabe como é importante que cola e o papelão estejam, de fato, bem unidos, firmes e fortes para que o trabalho final seja entregue com a melhor qualidade possível. Por isso, pedimos algumas dicas sobre o uso correto da cola para Especialista em Cartonagem, Lilian Munhoz. Anote estas informações para caprichar nos trabalhos e para que nada prejudique esta união 😉

– Existe algum tipo de cola mais indicado para uso na cartonagem? Em especial nos cartões da Hörlle?

A cola utilizada na Cartonagem, seja com forração em papel ou tecido, é a Branca PVA Extra.

 

-Para uso da cartonagem é indicado diluir a cola? Tem alguma dica especial para isso?

Depende… Eu não costumo diluir. Mas sabemos que existem diferenças de fabricante para fabricante e também o clima influencia diretamente sobre isso. Regiões do Brasil que são mais quentes, às vezes precisam sim diluir a cola com pouco de água para que a mesma não seque com tanta rapidez, prejudicando o trabalho. Dessa forma, neste sentido, a diluição se faz necessária. Mas não é uma regra.

 

-É importante que a cola seja de secagem rápida? Ou isso prejudica o trabalho?

Não necessariamente… Conforme mencionado na pergunta anterior, são diversos fatores que influenciam na escolha. Portanto o artesão escolhe o tipo de cola de acordo com a sua realidade. Eu gosto de cola de secagem rápida, mas realmente há certos momentos que isso pode atrapalhar, dependendo do projeto.

-Para espalhar a cola, o que é mais indicado, pincel ou rolinho? Tem mais alguma ferramenta que você considere importante nesse processo?

Eu prefiro rolinho de espuma porque fica uniforme. E isso garante melhores resultados no empastamento da peça.
Além do rolinho de espuma, utilizar uma espátula para alisar a peça pós empastamento também é fundamental. Para processos manuais a espátula complementa o processo. Para quem já tem maior produção, faz-se o uso de uma prensa rotativa, que substitui a espátula e dá muito mais produtividade.

 

-Para colar algum tecido ou outro papel sobre o papelão Hörlle, é indicado passar a cola no papelão ou no material que vai ser colado sobre ele?

Isso é uma dúvida bastante comum, mas que não tem regra também. Há quem prefira passar a cola no papelão e acoplar ao papel. Outras preferem passar a cola no papel. Novamente aqui vai muito da preferência e escolha do processo para trabalhar. O mais importante é a qualidade final da peça.

 

-Muita gente comenta conosco que o nosso papelão não absorve tanta cola pela sua característica em relação aos outros, gerando economia de cola. Você já observou isso?

Sim, com certeza! Não é necessário passar muita cola para empastar a peça.

 

-Alguma dica para não formar bolha?

Não exceder na quantidade de cola, nem passar de menos e alisar bastante a peça, seja com espátula ou prensa rotativa.

 

Para finalizar, tem alguma informação ou dica que você acha importante compartilhar para um trabalho final de qualidade?

O mais importante é sempre buscar matéria-prima de qualidade. Isso faz total diferença no resultado da peça. Os processos são importantes sim, mas é um conjunto de fatores.

Há peças em que se consegue perceber nitidamente quando uma caixa não foi feita com papelão Hörlle e sim com um papelão de qualidade inferior, porque conseguimos enxergar toda a porosidade deste papelão inferior mesmo com a peça já pronta, prejudicando a qualidade da mesma.

Ou então quando uma cola é ruim, ou o papel não é adequado, muitas vezes as pessoas acabam por achar que o vilão é o papelão. Ou seja… trabalham com papelão Hörlle, mas utilizam outros substratos ruins e põem a culpa no papel cartão. Isso também é um erro.

Por isso sou a favor de utilizar sempre matérias-primas de qualidade. Isso significa respeitar o nosso cliente.

 

Gostou das dicas? Agora você já sabe como fazer com que esse casamento seja uma feliz união!

Você pode gostar também

/* */