Você sabe o que é economia circular e como ela ajuda o meio ambiente?

por

A economia circular é um conceito econômico que faz parte do desenvolvimento sustentável.  Uma economia circular é uma alternativa atraente e viável que muitas empresas já começaram a explorar.

O que é a economia circular:

A economia mundial tem sido construída com base em um modelo linear de negócios; que agora está sob ameaça por causa da disponibilidade limitada de recursos naturais.

Por esse motivo foi criada a economia circular, um conceito estratégico que trabalha com a redução; reutilização, recuperação e reciclagem dos materiais. Nos últimos anos, as empresas tem cada vez mais investido em produtos que sigam esse modelo e causem o menor desperdício possível dos recursos naturais.

Diferença entre economia linear e economia circular:

A economia linear trabalha com o conceito de “extrair – produzir – descartar”, dentro desse modelo de produção todos os produtos possuem um determinado tempo de vida e, ao fim desse tempo, são descartados em aterros sanitários.

A economia circular por sua vez propõe que o valor dos recursos que extraímos e produzimos seja mantido em circulação através de cadeias produtivas. Ou seja, o seu princípio é prolongar a vida útil dos materiais através da reciclagem.

Dessa forma, o crescimento econômico se dissocia do consumo crescente de novos recursos, possibilitando o aproveitamento inteligente dos recursos que já se encontram em uso no processo produtivo.

Qual a importância da economia circular?

São claras as vantagens em ter uma economia fundamentada no princípio de Economia Circular; um dos principais benefícios consiste na conservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

A economia de gastos das empresas é também outro ponto relevante na adoção desse conceito. Com a reutilização dos produtos, deixa-se de gastar com a aquisição de novos materiais para a produção, novamente diminuindo o número de recursos naturais utilizados.

Economia circular e a Stratis:

Todos os produtos da Stratis são feitos com papelão Hörlle, um papel cartão rígido 100% reciclado!

Para se produzir o papel cartão Hörlle são utilizadas aparas (sobras de papel) provenientes de diversas fontes. Elas podem ser desde sobras de jornais antigos até embalagens que nunca chegaram a ser utilizadas no mercado por conta de erros de impressão.

São toneladas de restos de jornal, revistas, embalagens diversas, folders e cartazes sendo retirados do lixo e reaproveitadas. O processo fabril faz com que as tintas de alguns tipos de aparas, como por exemplo, revistas impressas, se diluam. Ao passar por um processo químico não tóxico, contaminantes e bactérias são eliminados da matéria prima, resultando em um papelão totalmente biodegradável e limpo.

Além disso eles substituem os cabides tradicionais; pois a maioria desses objetos são feitos à partir de poliestireno e policarbonato, materiais que levam, no mínimo, 150 anos para se decompor.

Que tal substituir os seus cabides tradicionais pelos reciclados e ecológicos da Stratis?

Onde adquirir nossos produtos:

É possível adquirir os cabides diretamente no site da Stratis clicando aqui. Essa é a loja online direto da fábrica.

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

 

 

Você pode gostar também

/* */