Você sabe o que é a cartonagem projetada?

por

A cartonagem é uma arte que te dá a possibilidade de construir o que quiser, basta ter técnica, referências e inspiração para que a imaginação crie asas. Ela tem sua base feita com papelão e é muito conhecida pela confecção de caixas organizadoras. Mas essa técnica pode ir muito além, você já ouviu falar em cartonagem projetada? Hoje a Hörlle formatos conta tudo que você precisa saber sobre essa tendência do mundo do artesanato.

O que é a cartonagem projetada:

A cartonagem projetada é uma técnica que foi idealizada pela Alice Yozhiyoka. Essa técnica tem um elo com os desenhos técnicos de projetos e facilita o trabalho do artesão quando precisa de medidas exatas e calculadas corretamente para que tudo se encaixe.

Na cartonagem projetada a artesã tem a possibilidade de desenvolver um projeto que ela mesma idealizou, pra finalidade que desejar. Através desta técnica é possível definir o desenho, os cortes e a execução da peça desde a sua concepção.

Escolher o tamanho final da peça, os encaixes, as tampas, os tipos de acabamento e executar tudo de modo que, ao final, a peça se apresente perfeita; pede um pouco de raciocínio lógico e atenção na definição de medidas.

Quer aprender cartonagem projetada?

Se interessou por essa técnica e quer fazer as suas próprias peças artesanais? A Alice Yozhiyoka dá aulas ensinando cartonagem projetada em diversos canais, como o Eduk, Canal do artesanato e também na Decorisi.

Além disso, é possível comprar as suas apostilas e kit de materiais. São várias aulas; desde dicas de materiais e ferramentas, até a construção de algumas peças curinga através das quais você pode entender o raciocínio que está por trás da cartonagem projetada.

Com este treinamento podemos criar peças para finalidades específicas sem a necessidade de fazer adaptações de outros projetos. O resultado é bem mais exato e bem acabado.

Por fim, ela também dá dicas de como interpretar diagramas de corte, afinal, nem sempre é olhar e fazer; algumas vezes é preciso um pouco mais de compreensão.

A cartonagem é bem abrangente, e como temos uma variedade de materiais à disposição, conhecer estas nuances é muito útil pra quem quer subir um degrau acima na execução da técnica.

Sobre a Alice

“Desenhista técnica de produtos, trabalhou durante anos na indústria automobilística, onde aprendeu muito sobre ergonomia, embalagens, produção e praticidade. No artesanato, começou com pintura em tecido; atualmente, exerce trabalhos na área fornecendo pinturas para lojas de souvenir brasileiro. Alice é também a criadora da técnica de cartonagem projetada, que surgiu por acaso em sua vida quando passou a fornecer agendas com capas pintadas. Um inusitado convite a levou a ministrar cursos de cartonagem, nos quais, por pedido de alunos, ensinava a riscar e cortar as peças, não só a trabalhar com kits prontos para montar. Com o tempo, conseguiu conciliar seus conhecimentos técnicos no artesanato e, com muita alegria, hoje, ensina a projetar”.

Materiais para cartonagem:

O produto base para desenvolver projetos de cartonagem é o papel cartão cinza, um produto original da empresa Hörlle.

A Hörlle é uma marca que está a mais de 47 anos no mercado fabricando o papel cartão cinza rígido. Todos os seus produtos são reconhecidos pela alta qualidade. O original papel cartão Hörlle (ou Holler, como muitos conhecem) é feito com aparas 100% recicladas; eles são ecológicos, biodegradáveis e tem ph neutro, o que evita que fiquem amarelados com o tempo!

Estes papelões tem várias espessuras, passando por mais finas como 1.0mm ou mais grossas 2.90mm. Sendo que os artesãos usam espessuras mais finas para peças menores e espessuras mais grossas para peças maiores, quanto maior a peça, maior pode ser a espessura do papelão.

A Hörlle formatos vende esses papéis já cortados em tamanhos especiais, e são eles: A3, A4, A5, 30cm x 30cm, 40cm X 50cm e 80cm x 100cm.

Além disso estão disponíveis em diversas cores, além do tradicional cinza tem também toda a linha color face, onde uma das faces do papelão recebe uma camada de tinta; no total são 10 cores disponíveis; o Capa Branca e o ADH são revestidos com papéis brancos em uma das faces e o Preto H tem suas faces e seu miolo tingidos.

Onde comprar o Papelão Hörlle:

Lembrando que você pode adquirir o tradicional papelão Hörlle diretamente no site: www.lojahorlleformatos.com.br .

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

 

Você pode gostar também

/* */