Falta de reciclagem faz com que diminua a biodiversidade

por

Não é de hoje que ambientalistas e especialistas na área da ecologia alertam para os riscos que o consumo humano traz.  Falta de reciclagem faz com que diminua a biodiversidade. A destruição dos recursos naturais tem aumentado cada vez ameaçando comunidades, habitats, ecossistemas e biomas que compõem o planeta.

A degradação dos biomas, que está afetando a Terra encontra suas raízes na condição humana. Esses problemas se agravam pelo crescimento da população humana e pela distribuição desigual da riqueza. A perda da diversidade biológica envolve aspectos sociais, econômicos, culturais e científicos.

22 de maio, dia da biodiversidade

Biodiversidade é o nome dado a diversidade de natureza viva existente no mundo. Ela corresponde a todas as diferentes espécies de seres vivos que habitam a Terra.

Hoje, 22 de maio é comemorado o Dia Internacional da Biodiversidade. Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de aumentar a conscientização e conhecimentos acerca da biodiversidade.

Além disso a data propõe que as pessoas compreendam a importância que a biodiversidade tem para a vida humana. E porquê é tão necessário se envolver em causas ecológicas. Cuidar da biodiversidade não é apenas proteger a natureza, mas também a vida humana em geral.

Por que ela é tão importante?

A biodiversidade é de extrema importância, tanto para os animais e plantas quanto para o ser humano.

É ela quem regula a vida dos seres e fornece diversos meios de sobrevivência. É uma fonte de bens disponíveis incluindo alimentos, medicamentos e matéria prima para diversos trabalhos (como roupas).

Tem um papel essencial na regulação de processos naturais e dos sistemas de suporte da vida na Terra, como por exemplo: a formação do solo, a purificação da água. Executa funções de polinização de colheitas e realiza o controlo biológico de pragas e doenças.

Talvez mais importante que tudo, a biodiversidade é a base para a evolução e adaptação; o que a torna essencial para a sobrevivência. Sem ela nenhum ser sobreviveria.

Falta de reciclagem faz com que diminua a biodiversidade

Apesar de sabermos como a biodiversidade é importante para cada organismo vivo, é possível notar um crescente aumento na destruição dela. As causas são as mais variadas, porém, na maioria das vezes, o homem apresenta grande influência no processo. Dentre os principais motivos, podemos destacar a destruição de habitat, o uso excessivo dos recursos naturais, a introdução de espécies invasoras e a sem dúvida nenhuma, a poluição.

Diante da poluição dos ambientes, muitas espécies não conseguem sobreviver, diversos problemas são causados como, a falta de alimento, dificuldade de acesso à água potável e do surgimento de doenças, o que acaba aumentando, assim, o triste número de espécies extintas.

Como Resolver

Para que a biodiversidade seja efetivamente protegida, é fundamental que seja feito o uso sustentável dos recursos que a natureza oferece. Diminuir os impactos ambientais é de extrema importância. Para isso as pessoas precisam, antes de tudo, se conscientizar. Evitar o uso excessivo e o desperdício dos recursos naturais. E diminuir o nível de poluição.

“Reduzir, Reutilizar e Reciclar” são as ações essenciais que qualquer cidadão responsável pode, e deve seguir para contribuir com o desenvolvimento sustentável.

Chamadas de 3R’s, estas ações fazem parte da rotina de qualquer consumidor consciente que procura através de pequenas mudanças no seu cotidiano fazer a sua parte para garantir uma vida melhor para as futuras gerações.

O grupo Hörlle

Preocupado com questões ambientais, o grupo Hörlle preza em ter uma produção o mais ecológica possível, sem desperdício de recursos e reaproveitando materiais que muitas vezes seriam descartados de forma incorreta.

Todos os produtos das três marcas da Hörlle (Stratis, Papel de Bicho e Hörlle Fomatos) são produzidos com aparas papel. Se não fossem reciclada na indústria de Papelão Hörlle é possível que acabassem indo para aterros e lixões.

Sabendo da importância da biodiversidade para a vida, um dos principais objetivos da empresa é sempre contribuir com o meio ambiente.

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

 

Você pode gostar também

/* */