Dia da Preservação das Florestas – 4 dicas para você fazer a sua parte

por

Hoje (17/07), é o Dia da Proteção das Florestas, data que, muito além de ser comemorada, deve servir para reforçarmos o alerta sobre o tema. As florestas absorvem as emissões de gás carbônico e liberam oxigênio de volta à atmosfera, ou seja, elas limpam o ar. Nesta conversão, elas liberam o oxigênio que respiramos. Além de serem os pulmões do mundo, elas também nos são imprescindíveis para o abastecimento de água, geração de energia, regulação do clima, entre outros fatores.

Sabemos que muitas áreas tem sido devastadas ao longo dos anos, para atender interesses econômicos, o que tem gerado desequilíbrios ambientais irreversíveis. Sendo assim, o que nós podemos fazer para contribuir com a preservação das florestas? Para pensarmos melhor sobre nossas atitudes, separamos aqui 4 dicas de como é possível nós, enquanto cidadãos, fazermos nossa parte:

1- Cuide do seu lixo: Faça a devida separação de tudo o que você descarta, evitando misturar lixo orgânico com outros materiais, para que todo esse descarte possa ter a correta destinação. Com o passar dos anos o lixo tem se tornado um problema para muitas cidades, uma vez que os aterros vão se acumulando, proporcionando a liberação de gases que levam ao efeito estufa, além da contaminação do solo e consequente poluição das águas subterrâneas e superficiais. Ajude a não tornar esse problema ainda maior!

2- Evite o uso de plástico: É muito triste ver aquelas imagens dos oceanos cheios de lixo, com garrafas pet, canudos, sacolas e demais objetos de plástico, muitas vezes engolidos por animais de vida marinha, causando tantos impactos. E não apenas nos oceanos, mas em qualquer lugar em que o plástico se deposite, ele permanecerá lá por muito tempo, já que é um material que leva milhares de anos para se decompor. Sendo assim, sempre que possível, evite utilizar produtos feitos de plástico, deixando de alimentar esse mercado que tanto prejudica o meio ambiente. Essa é a melhor forma de colaborarmos com a redução da poluição, através das nossas escolhas.

3- Reduza o consumo de água: A água é considerada um recurso renovável devido à sua capacidade de se recompor. Porém, grande parte da água dos rios e lagos está contaminada ou poluída. Isso compromete a sua renovação e por isso ela pode sim faltar, num futuro próximo. Por isso, além de colaborarmos evitando a contaminação das águas, é importante também que façamos o uso racional deste recurso, para que nunca nos falte e para que ele possa continuar a cumprir a sua função de manter vivas as nossas florestas. Podemos também criar maneiras de aproveitar melhor água, como reutilizar a água da máquina de lavar, armazenar a água da chuva – para lavar calçadas, por exemplo, evitando o desperdício causado por mangueiras; e diminuir o tempo de banho, entre outras atitudes.

4- Escolha marcas que produzem sustentável: Adote o consumo consciente em todas as suas atitudes, em especial nos produtos que você compra, informando-se sobre o processo produtivo das marcas que utiliza, dos recursos utilizados por elas, considerando práticas sustentáveis e as matéria-prima utilizadas. Certifique-se que aquilo que você adquire está contribuindo para a preservação do meio ambiente, ou ao menos evitando a gerar poluição e desmatamento.

E então, você já tem feito a sua parte? Reflita sobre essas dicas e veja como você pode adotar medidas, atitudes e escolhas capazes de colaborar com a preservação das florestas e, logo, com a perpetuação da vida como um todo ao redor do planeta.

 

Leia mais sobre o compromisso da Hörlle com o meio ambiente em Indústria Hörlle: Cadeia ecológica e certificado internacional FSC.

Você pode gostar também

/* */