Ecologia e cartão rígido da Horlle

Cartão rígido faz bem para o meio ambiente 

por

Não é de hoje que o cartão rígido é considerado um dos aliados do meio ambiente devido ao baixo impacto que ele traz para o nosso planeta. Sabemos que a produção de papel tem origem na madeira de reflorestamento, mas a produção é agressiva e traz impactos ambientais severos. Vamos entender os motivos!

Espaço destinado
Para chegarmos nas árvores de reflorestamento, o plantio precisa de espaço. Muitas destas árvores acabam sendo cultivadas em espaços onde estava mata nativa ou mesmo uma área produtiva que poderia ser destinada para a agricultura, reduzindo a área que serviria para a produção de alimentos.

Uso de agrotóxicos e outros produtos
Há um volume imenso de produtos destinados para o tratamento agrícola que as árvores necessitam, como fertilizantes e pesticidas. O uso constante destes defensivos agrícolas  contribuem para a poluição e contaminação do solo, mesmo quando o manuseio está correto. Estamos falando de química pura em contato com a natureza.

Biodiversidade em risco
Não são todas as espécies de árvore que servem para produzir papel — e algumas são exóticas. As chamadas florestas de plantio acabam com a biodiversidade nativa, afetando não só flora mas também a fauna.

Desperdício de água
Para fabricar uma única tonelada de cartão rígido novo, o consumo de água é absurdo: 100 mil litros de água, em média! O efluente não pode simplesmente ser descartado na natureza, precisa de um tratamento antes de seguir o seu destino na natureza. E, em tempos em que a água está ficando cada vez mais um dos bens mais valiosos, um volume de água para a criação de papel é muito elevado. 

É hora e vez do papel reciclado
Além de evitar todos os malefícios ao meio-ambiente citados até agora, o papel reciclado tem praticamente todas as características do papel comum. A fabricação de papel reciclado, além de não contaminar espaços naturais e produzir bem menos emissões poluentes em nosso ar, traz uma economia de cerca de 80% da energia que seria gasta na produção de papel com matéria-prima virgem, direto das árvores.

Só a questão da água utilizada já chama a atenção. O cartão rígido precisa de 2 mil litros de água contra os 100 mil litros já citados acima. 

Que tal fazer a sua parte e contribuir para um mundo melhor? Utilize os produtos ecológicos da Hörlle e seja parte desta mudança em prol do nosso planeta!    

Siga a Hörlle no Instagram e no Facebook para saber mais sobre papel reciclado e suas vantagens!

Você pode gostar também

/* */