Pelas redes sociais temos acompanhado o trabalho de centenas de artesãos que tem demostrado toda a criatividade do povo brasileiro ao fazer uso dos nossos produtos. É uma honra para nós sermos muitas vezes o material que serve de base para o desabrochar de tantos talentos.
Os cartões da Hörlle Formatos são usados em sua maior parte no artesanato, nas áreas de encadernação, cartonagem e scrapbooking. Eles foram criados justamente para atender a necessidade dos artesão de utilizarem o cartão Hörlle em diversos formatos.
Para muitos desses profissionais essas atividades servem como uma fonte alternativa de renda, ou como uma atividade extra capaz de trazer maior satisfação pessoal. A enfermeira Flavia Boabaid, 47 anos que o diga, pois passou a dedicar mais intensamente à cartonagem enquanto fazia um tratamento contra um câncer de mama no ano passado. Neste período ela fez aulas e se especializou ainda mais na área, em especial na produção de clutches, como esta da foto. “Eu aprendi a trabalhar com cartonagem em 2014, fazendo clutches de fita. Parei por um tempo, por conta do meu trabalho e retomei durante meu afastamento. Voltei a fazer as clutches entre outros artigos. A cartonagem me ajudou muito nessa fase, pois ocupava meus dias fazendo coisas bonitas e me sentia mais feliz e até mais saudável”.
Muitas vezes esse trabalho é iniciado de forma aleatória, como quem não quer nada, e acaba se tornando um verdadeiro ofício. Foi o que aconteceu com Rúbia Moreira, 54 anos que trabalhou por 30 anos em uma empresa e fazia artesanato somente nas horas vagas. “Quando me aposentei decidi que era hora de transformar o meu hobby em algo mais profissional. Foi então que me encantei pela cartonagem. Fiz alguns cursos e estou sempre em busca de novos conhecimentos através de revistas especializadas, feiras, cursos e neste ‘mundão’ online”, destaca.
Ter a matéria prima certa também ajuda na criatividade, como descreve a artesã Glaucia Gomes. Ela conta que conheceu a cartonagem por meio de vídeos da internet, mas não conseguia encontrar o papel certo e utilizava capas de caderno recortadas.
Ter a matéria prima certa também ajuda na criatividade, como descreve a artesã Glaucia Gomes. Ela conta que conheceu a cartonagem por meio de vídeos da internet, mas não conseguia encontrar o papel certo e utilizava capas de caderno recortadas. “Quando finalmente descobri onde podia encontrar papel Horlle na minha cidade comecei a usar nos meus projetos. Fiz alguns cursos para melhorar minhas técnicas e aumentei minha produção, hoje exponho em bazares de artesanatos e em lojas colaborativas”.
Confira abaixo alguns exemplos de trabalhos criativo feitos com os cartões da Hörlle: