Arte no sangue: Artesanato Familiar

por

O artesanato é uma forma de arte que representa muito a cultura do Brasil! Ele  pode ser hobby para alguns, forma de renda para outros; mas a verdade é que para muitos ele é sinônimo de tradição. É algo passado de geração para geração e pode ser considerado uma verdadeira arte no sangue, esse é o Artesanato Familiar!

Arte no sangue: Artesanato Familiar

O artesanato surgiu na época da Pré-História (veja o nosso post completo sobre a história do artesanato clicando aqui); e de lá para cá sofreu diversas mudanças. Sejam elas devido ao aprimoramento das técnicas ou o avanço da tecnologia. O fato é que apesar dessas mudanças, ele ainda está muito presente na vida das pessoas; e em muitas famílias é considerado como uma tradição passada de geração para geração.

Muitas pessoas que fazem do trabalho manual sua atual ocupação cresceram em meio as agulhas, fios, tecidos e barros! Vendo a mãe, pai, avós, tias ou tios tornarem simples objetos em lindas criações e verdadeiras obras de arte!

Aproximação dos membros

Além de ser uma tradição passada por gerações, o artesanato familiar também aproxima os membros da família! Em uma pesquisa realizada pela pedagoga Vera Regina Schafer foi comprovado que quando membros de uma família fazem trabalhos manuais juntos; as pessoas passam a se aproximar e se sentir melhores uns com os outros.

Segundo essa pesquisa, essa forma de atividade demonstrou uma efetiva interação entre os participantes que conseguiram expressar suas emoções e sentimentos aos demais que ali estavam. O artesanato fortaleceu a união e os laços das pessoas que estavam trabalhando juntas!

Ele permitiu e proporcionou para as famílias um momento de descontração e felicidade. Além disso ajudou a aumentar a confiança e o companheirismo das pessoas.

Fonte de renda

Outro ponto positivo do artesanato familiar é que ele pode se tornar uma fonte de renda. Em tempos de crise econômica e orçamento controlado para a maioria das famílias, todo dinheiro extra é bem vindo. A tradição que para muitos vem desde antes do tempo das avós hoje em dia é comercializada e se torna uma forma de lucro para toda a família.

Várias famílias garantem o sustento com a fabricação de seus próprios produtos. O trabalho exige muita dedicação e todos os membros da família se empenham para chegar ao resultado final!

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */