24 de abril, Dia do Jovem Trabalhador.

por

Anualmente, no dia 24 de abril, comemora-se o dia internacional do jovem trabalhador. Essa data foi criada para ressaltar a importância dos jovens dentro do mercado de trabalho no cenário mundial.

Esta celebração também procura romper preconceitos sobre a contratação de funcionários sem experiência, mostrando para os empregadores que a juventude tem muito a acrescentar ao mercado de trabalho.

Dia do jovem trabalhador:

A comemoração da data é uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT); e tem como discurso a “valorização do jovem e criação de novas oportunidades”.

A data foi instituída para incentivar a contratação de profissionais sem maior experiência; destacando para os empregadores que os jovens profissionais podem acrescentar muito ao mercado de trabalho. Com suas novas ideias, os jovens podem contribuir para a evolução das empresas, servindo também para a descoberta de novos talentos.

No Brasil, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, dos 30,32 milhões de brasileiros com idade entre 16 e 24 anos, 20,23 milhões são economicamente ativos. Além disso, 24,45% dos jovens brasileiros trabalham e estudam. No entanto, 18,9% dos jovens estão desempregados.

O estágio é importante para adquirir conhecimentos práticos do que foi ensinado em sala de aula. É a forma que o jovem tem de colocar em prática o que foi adquirido na teoria.

O que diz a constituição:

A Constituição Brasileira, por meio da emenda nº 20, de 1998, proíbe a realização de qualquer trabalho por menores de 16 anos, exceto na condição de aprendizes, a partir de 14 anos. O Estatuto da Criança e do Adolescente, em vigor desde 1990, exige o acesso e a freqüência obrigatória no ensino regular e que as atividades exercidas sejam compatíveis com o desenvolvimento dos jovens. A Lei do Aprendiz trata de um contrato especial de trabalho, com tempo determinado de, no máximo, dois anos, direcionado a jovens com idades entre 14 e 24 anos.

A Hörlle:

A Indústria de Papelão Hörlle entende a importância da inserção dos jovens no mercado de trabalho e por isso faz a contratação de estagiários e menores aprendizes à partir dos 16 anos. Todos eles precisam ter, obrigatoriamente, vínculo com alguma instituição de ensino; seja escola ou universidade. Esses jovens são inseridos nas mais diversas áreas da empresa.

Quando contratamos um jovem os benefícios são mútuos. É uma troca de conhecimento importante para a formação profissional do aprendiz e também para a empresa; pois, apesar de não terem experiência, eles agregam valor por trazerem uma visão diferenciada para o trabalho.

Entendemos que, acima de tudo, ao contratar um jovem aprendiz, a empresa ajuda a melhorar a qualidade de vida dos jovens e investe no desenvolvimento socioeconômico do país. Cumprindo assim, com mais uma responsabilidade social que as empresas possuem!

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */