Dia do trabalhador: artesanato se destaca diante das outras profissões

por

O mercado de artesanato no Brasil cresce e se profissionaliza cada vez mais. Segundo dados do IBGE, no país são cerca de 10 milhões de pessoas que se dedicam a esta atividade, um mercado que movimenta em torno de 50 bilhões por ano. Assim, o que antigamente representava uma alternativa extra, que complementava o orçamento da casa, hoje é a fonte de renda principal de muitos desses profissionais. A Hörlle Formatos se orgulha em fazer parte deste movimento, fornecendo a matéria-prima para muitos desses trabalhos, mas acima de tudo incentivando e valorizando a dedicação à arte e ao artesanato, estimulando assim, a economia criativa.

Dessa forma estamos constantemente fazendo parte da história de muitos desses profissionais que tem se dedicado a estas atividades. Alguns inclusive abandonando antigas profissões para se dedicar aos trabalhos manuais. É o caso da advogada, agora artesã com muito orgulho, Deiluí Tereza Terra. Aos 58 anos ela se dedica à cartonagem e viu nessa atividade a cura para uma depressão que assolava sua vida. Após ser exonerada por questões políticas do cargo de assessora jurídica da secretaria de saúde em uma cidade no interior do Rio de Janeiro, função em que contribuía para ajudar aos mais necessitados; ela ficou sem chão.

Deiluí venceu a depressão dedicando-se ao artesanato, deixando também o trabalho na área de Direito

Então veio a depressão, que levou sua alegria de viver por um período, em que em um mês ela emagreceu 10 quilos. Foi aí que uma amiga sua, que era psicóloga, lhe incentivou a iniciar nos trabalhos manuais, atividade que ela já tinha muita afinidade e um certo talento. “Fiz uma casinha de passarinho, levei dias…coloquei na minha varanda e um belo dia descobri uma rolinha chocando três ovinhos! Minha vida mudou de novo. Entendi que isso era um sinal, uma força, uma nova oportunidade surgindo”. Foi então que ela começou a comprar materiais, assistiu vídeos de aulas de artesanato pela internet e conheci o papel da Hörlle, que como ela mesma diz, é o seu companheiro. “As pessoas amavam o que eu fazia e então resolvi realizar um bazar, em casa mesmo. E vendi tudo! Foi uma grande alegria. Fui aperfeiçoando através de cursos e vídeos e hoje estou curada da depressão, feliz da vida e muito grata aos que acreditaram em mim, aos meus fornecedores de tecidos incríveis e ao querido e indispensável papelão Horlle!”, afirma.


Patrícia dá aulas e escreve sobre o artesanato nos EUA, onde vive atualmente

Outra profissional do Direito que também passou a se dedicar ao artesanato, foi Patrícia Karagulian, 42 anos, paulista que atualmente vive em Massachusetts – EUA. Quando sua primeira filha completou dois anos, ela começou a pensar em alternativas para que pudesse ter uma ocupação que ainda lhe proporcionasse ficar mais tempo com sua filha. “Foi quando eu conheci o quilling, há mais de 10 anos e logo depois o scrapbook. Não pensei em ter uma fonte de renda, mas isso se tornou realidade algum tempo depois. Logo fui procurar grupos no Orkut, comecei a participar de desafios, sorteios e encontros.”

Ao trabalhar em uma empresa de venda de material de artesanato, ela conheceu a cartonagem e a encadernação artística. Ela conta também que usou o papel Hörlle por muito tempo sem conhecer a marca, o que aconteceu somente em 2016, durante a Feira Mega Artesanal. “Na ocasião conheci melhor a marca e uma pessoa da empresa que me forneceu alguns materiais em diversas gramaturas. Foi aí que aprendi as diferenças entre as placas, pois ao cortar o material de Hörlle ele não é poroso, o que ajuda a fixar melhor papel ou plástico, sem deixar resíduo. Passei a usá-lo em meus trabalhos”. Ela conta ainda deu aula muitos anos, e em uma loja fui apresentada ao patchwork e a costura criativa. “Atualmente moro nos EUA, e mesmo aqui leciono e continuo trabalhando com arte. Participo de feiras e sou colunista no jornal Brazilian Times Newspaper há mais de 2 anos, Coluna Art & Art.”

Quem também mudou de profissão para se dedicar ao artesanato foi a arquiteta e urbanista Graceyrla Mendes, de São Luis do Maranhão. Ela começou a trabalhar com artesanato apenas como passatempo, mas acabou fazendo dele a sua atividade principal.

Graceyrla deixou de lado sua profissão de Arquiteta e Urbanista para se dedicar ao Artesanato

“Acabou virando mais que paixão e passou a ser minha ocupação diária. Hoje trabalho com lembranças especiais para diversas ocasiões como aniversário e casamento, mas também com lembranças de maternidade e tantas outras que o cliente precisar”, destaca ela, lembrando que nas peças feitas, principalmente com técnicas de cartonagem, utiliza o papel da Hörlle. “Hoje me sinto realizada com este trabalho, mas principalmente com o que ele me proporciona. E aproveito para agradecer a vocês da Hörlle pelo total apoio e incentivo à nossa arte e trabalho.”

O artesanato foi a alternativa para Pamela poder se dedicar ao filho

Uma das vantagens do trabalho como artesão é a flexibilidade de horários que pode ser adaptada à rotina de cada um. Essa condição fez com que Pamela Dutra, de Macaé/RJ, passasse a se dedicar ao artesanato. “Trabalhei com Mecânica Industrial até 2015, quando veio a crise e perdi meu emprego. Sem saber o que fazer, vasculhei a internet e vi várias ideias nessa área de personalização. Iniciei em setembro de 2016 a Sugar Bliss Personalizações trabalhando com papeleira personalizada e em dezembro deste mesmo ano, tive a benção de ser mãe novamente, agora de um casal de gêmeos. Como meu menino é portador de uma doença rara e degenerativa, optei em me aperfeiçoar e manter o trabalho em casa”, conta ela, lembrando que se sua dedica à encadernação, cartonagem além da papelaria personalizada, sua principal fonte de renda. “Amo meu trabalho e agradeço muitíssimo à Horlle Formatos, que está presente em todos os meus projetos de encadernação e cartonagem”.

Essas histórias são demonstrações concretas da profissionalização do artesanato e de como ele pode transformar vidas, gerar renda e progresso.

Dessa forma, a Hörlle parabeniza todos os artistas e artesãos pelo Dia do Trabalho! Vocês são profissionais que contribuem para o crescimento do país através de suas mãos, de sua criatividade, revelando o talento e a cultura do povo brasileiro!

Você pode gostar também

/* */