pH do Papel Cartão Hörlle

por

Muitas pessoas, na hora de comprarem o papelão para seus trabalhos querem saber qual é opH do Papel Cartão Hörlle. Mas para que isso é importante? Antes de explicarmos a sua função vamos entender o que é o pH.

As soluções, (substâncias de modo geral) podem apresentar natureza ácida, neutra e alcalina (básica).

Os ácidos e bases são compostos químicos sempre presentes em nosso dia-a-dia. São matérias primas importantes na indústria e necessárias para o controle de vários processos fabris.
Os ácidos possuem sabor azedo (ex.: frutas cítricas) enquanto que as bases têm sabor adstringente (“gosto de sabão”).

Já a alcalinidade representa a capacidade que um sistema aquoso tem para neutralizar ácidos fracos.
O pH ou potencial hidrogeniônico, é uma escala que varia de 0 a 14. Ele indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.

Quando se trata de papéis usa-se dentro desta escala a descrição abaixo, onde:
pH 0 a 6 = Papel Ácido
pH 6 a 8 = Papel Neutro / livre de ácido / acid-free / com reserva alcalina
pH 8 a 14 = Papel Alcalino

Na produção do papel, existem duas variáveis que podem influenciar no pH final do produto:

Durante a produção de celulose.

A celulose proveniente da madeira e utilizada na fabricação de papéis possui componentes orgânicos ácidos, que se oxidam em contato com o ar, luz e calor. Por essa razão, com o passar do tempo, os papéis vão ficando amarelados e desbotados. Para evitar esse problema, foram introduzidos processos químicos para tratamento da celulose. Dessa forma possibilita remover ou reduzir a presença dos componentes orgânicos responsáveis pela mudança da coloração.

Foi dessa forma que surgiram os papéis neutros e os papéis alcalinos. Eles possuem maior resistência à ação do tempo e, por isso, são indicados para a impressão ou utilização em documentos e obras de arte que devem durar por muitos anos.

Durante a produção do papelão reciclado.

Enquanto está sendo fabricado, utilizam-se agentes químicos para promover uma colagem no papel . Essa colagem consiste em reduzir ou retardar a penetração de água no mesmo sem impermeabilizá-lo. Essa ação permite, principalmente que o papel a não sofra danos em condições de umidade elevada, e melhora a qualidade da impressão, dentre outras vantagens.

Antigamente, os papéis eram todos fabricados pelo processo de colagem ácida. Neste processo utilizava-se como agentes de colagem o sulfato de alumínio, a cola de breu e a alumina. Estes aditivos acidificavam o meio e o papel final produzido ficava com uma faixa de pH na faixa de 3,5 a 5,5 .

Novas tecnologias foram desenvolvidas, nas quais os agentes de colagem foram substituídos por produtos derivados do petróleo. Isso permitiu uma maior estabilidade a uma faixa de pH alcalino (7,5 a 8,5). Com isso, o papel ficou mais durável e sem amarelar com o tempo.

pH do Papel Cartão Hörlle

Toda a linha de produtos Hörlle, possuem como característica um pH neutro entre 7,2 e 8,0 o que o torna excelente para contato direto com documentos importantes, fotos, objetos promocionais e outros, além de ter uma deterioração e amarelamento retardado em relação aos papéis de pH acido.
Em nossa fabricação utilizamos agentes de colagem específicos, além de um controle de processo eficiente. Tudo isso garante que, apesar de usarmos matéria prima variável, ou seja, ela provém de várias origens; as características finais dos produtos permanecem livres de ácidos.

Onde encontrar nossos produtos

Eles estão disponíveis para vendas online em dois sites:

Diretamente pela Hörlle Fomatos você encontra nosso papel cartão em tamanhos exclusivos e pode compra-los por unidade. Acesse: loja.horlle.com.br

No site da Stratis, a revendedora oficial da Hörlle, você encontra toda a linha de cabides ecológicos. Além do papel cartão vendido em pacotes fechados. Acesse: stratis.com.br

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */