Você já pensou em transformar o seu hobby em um verdadeiro negócio? E se você tivesse a oportunidade de vender as suas peças para pessoas que amam esse tipo de trabalho e valorizam o que você faz? Seria algo formidável, não é mesmo? Pois neste post nós, da Hörlle Formatos, vamos te dar algumas dicas sobre como aumentar as vendas do seu artesanato!
1) Escolha do Nicho
O primeiro passo na sua caminhada para a venda dos artesanatos é escolher o nicho de mercado que você vai atuar. Se você não sabe o que é um nicho de mercado, segue a definição:
Escolher o nicho é definir que tipo de clientes você vai atender e, conseqüentemente, qual artesanato você vai fazer de acordo com o perfil do seu cliente. Esse é, idealmente, o primeiro passo, mas muitos artesãos se esquecem dele. Simplesmente não definem o seu público, acham que o seu artesanato serve para qualquer pessoa e na verdade não serve! É necessário saber quem é o seu cliente. São homens, mulheres, casados, solteiros, idosos, jovens? Isso é fundamental que você defina; pois se está trabalhando com determinado público, o seu trabalho deve refletir as preferências dessas pessoas.
2) Seu produto
Uma vez que você definiu o seu nicho de atuação, é hora de pensar em quais produtos, ou melhor, soluções você vai oferecer para essas pessoas.
Procure saber o que o seu público quer e quais são as suas preferências. Conhecer os seus clientes é fundamental para o sucesso; pois assim você vai poder criar algo realmente útil e que seja exatamente o que eles querem comprar. A grande chave para o sucesso é achar um meio termo entre o que você gosta de produzir e o que os clientes querem comprar. Não adianta dar preferência para um lado ou outro, pois você não vai obter êxito. Se faz só o que você gosta, sem se preocupar com os clientes, não vai conseguir vender bem. Já se faz somente o que o cliente gosta e que não te dá prazer, o seu trabalho vai ser chato e sem motivação para produzir sempre o melhor.
3) Posicionamento
Você viu que é importante saber quem é o seu público e depois produzir peças baseadas no gosto deles. Agora o próximo passo é saber apresentar o seu trabalho para os clientes, esse também é um ponto que muitos artesãos não fazem da maneira correta. A apresentação do seu trabalho vai definir se o cliente vê valor no que você faz ou não, aqui entra aquela velha questão da valorização do artesanato. Saiba que isso depende mais de você do que do cliente, deve ser algo que deve partir do artesão.
Antes de falar da valorização do seu trabalho, temos que falar da sua valorização. Sim, porque o seu trabalho está diretamente ligado a você, o artesão que produz. Uma peça de artesanato é tão especial porque é feita à mão, por uma pessoa que tem sentimentos e uma história. Então, antes de vender o seu artesanato, venda a sua pessoa, a sua história e suas habilidades. Esse é o grande segredo do sucesso; saber se apresentar e também apresentar os seus trabalhos de uma maneira profissional e ao mesmo tempo cheio de criatividade e originalidade. Conte a sua história, mostre como as peças são produzidas e, acima de tudo, se comporte como um profissional. Quanto à apresentação do seu produto, invista na originalidade, em embalagens bonitas, no melhor design das peças e em uma identidade visual que valorize a sua marca.
4) Esteja na Internet
Se você ainda não trabalha com a venda de artesanato pela internet, está simplesmente perdendo dinheiro. É isso mesmo! A internet oferece uma vasta possibilidade para vender peças de artesanato, seja em uma loja virtual, loja de terceiros e até mesmo em meio às redes sociais.
É importante que você tenha uma loja virtual bem estruturada, caso contrário, trabalhe com sites de terceiros. Nós fizemos um post especial sobre como melhorar seu negócio através da internet, leia clicando aqui.
5) Pós venda
Depois de vender uma peça, muitos artesãos pensam que o trabalho acabou. Esse é um erro muito grave, que pode acabar com o seu negócio a longo prazo e que vários empreendedores cometem. Você sabia que é muito mais fácil vender para uma pessoa que já comprou de você do que conseguir um novo cliente? Pois então, se alguém comprou de você, ele é um contato muito mais valioso, é uma pessoa que você deve acompanhar de perto, a fim de fidelizar e fazer com que ele compre novamente. Essa é a fase pós vendas, na qual você estreita os laços com o seu cliente.
Nessa fase você deve perguntar se a compra ocorreu da maneira esperada, se o produto chegou corretamente; se a pessoa gostou e se colocar à disposição para qualquer problema que ocorra. E se ocorreu alguma coisa fora do planejado, responda rapidamente o cliente e troque a peça comprada caso seja necessário. Ser gentil e rápido nessas horas é fundamental para encantar o cliente.
Além de enviar mensagens ou ligar após o cliente comprar, é importante manter o contato dele na sua base. Mantenha o nome, telefone, e-mail, data de nascimento, dentre outros dados básicos. Assim você pode enviar promoções, avisar sobre novos produtos, além de estar sempre em contato para não sair da mente do cliente, para não cair no esquecimento. Uma ótima maneira de estar sempre em contato com clientes é através do whatsapp; pois você pode enviar mensagens falando sobre novidades do seu trabalho. Por isso, mantenha salvo os contatos de seus de todas as pessoas que compram de você e também de eventuais interessados em seus produtos e atualize frequentemente o seu status no whatsapp com fotos dos seus trabalhos. Isso te fará ser lembrado sempre por seus clientes.