Estar presente nas redes sociais nos dias de hoje é quase que uma obrigação, principalmente se você quer divulgar o seu trabalho. O Instagram tem representado um importante canal para isso principalmente por ser uma rede sociais de fácil uso e com forte apelo para divulgação de imagens. Ao entrar em um perfil específico, ele concentra todas as publicações realizadas, o que facilita a visualização dos seus produtos, por exemplo, como uma vitrine virtual. Você ainda pode usar o recurso dos Stories para fazer vídeos e fotos reforçando essa apresentação. Com esse material você pode criar um Destaque para também agregar ao seu perfil.
Confira mais algumas dicas para você se destacar no Instagram:
1 Tenha uma conta comercial – para divulgar o seu produto, é importante ter uma conta só para isso. Pense que quando alguém quiser conhecer o seu trabalho, entrará no seu perfil e poderá ver a sua página como uma vitrine. Fotos pessoais podem dispersar a atenção e tirar o foco que é apresentar o seu trabalho.
2 Mantenha seu perfil atualizado – Faça postagens frequentes para que a sua página não fique esquecida em meio a tantos outros perfis que os seus seguidores acompanham. Para isso você não precisa fazer vários posts por dia, mas no mínimo uns dois por semana e no máximo dois por dia.
3 Produza boas imagens – você não precisa ser fotógrafo profissional ou contratar um, mas deve buscar algumas noções de fotografia mesmo com o celular, para fazer boas imagens dos seus produtos. Isso ajuda a valorizá-los, afinal ninguém compra algo que não acha bonito. É importante também não poluir demais a foto, utilizando um fundo liso sem muitas interferências, para que as pessoas entendam exatamente do que se trata. Inspire-se em perfis bem-sucedidos no seu ramo, não copiando, mas conseguindo fazer uma boa apresentação daquilo que quer destacar.
4 Seja amigo dos seus seguidores – As pessoas que acompanham o seu trabalho devem estar de fato conectadas com você. Por isso é importante interagir com esse público fazendo perguntas nos posts, enquetes, para que os seus seguidores possam responder e assim se consolida essa interação, gerando também engajamento com o seu conteúdo. Algumas dicas do Sebrae também podem ajudar neste processo:
-Curta algumas fotos dos seus seguidores todo dia.
-Responda os comentários em todas as suas publicações.
-Mencione os seus clientes ao responder as postagens.
-Comente nas fotos dos seus seguidores.
5 Utilize hashtags – as hashtagssão palavras-chave precedidas deste símbolo #, também chamado de jogo da velha, e que ajudam a classificar melhor o seu post. Você deve incluir a hashtag voltada à imagem da sua publicação e àquilo que pretende divulgar para que as pessoas interessadas no assunto possam lhe encontrar. Lembre-se de que os espaços não são identificados, portanto escreva todas as palavras juntas.
Sugerimos algumas hashtags mais usadas para os trabalhos feitos com os nossos produtos: #artesanato #personalizados #feitoamao #scrapbooking #artesanatodeluxo #artesanatobrasil #artesanatocomamor #cartonagem #horlleformatos #artesanatosustentável
6 Pense no seu conteúdo – não apenas boas imagens podem fazer sucesso, mas também boas legendas. Elas devem ser chamativas e objetivas, mas nada muito longo. Pense no que aquele produto representa, e como os seus seguidores podem se interessar por ele. Eventualmente você pode postar algo referente ao amor pelo seu trabalho, pois isso envolve as pessoas de uma forma emocional, e elas passam a valorizar mais o seu produto. Mas não exagere. Tome cuidado também para não ficar postando assuntos aleatórios ou sem relação com o seu trabalho, pois isso pode tornar seu perfil desinteressante.