Dia Nacional da Mata Atlântica

por

O dia nacional da Mata Atlântica foi instituto por um Decreto Federal no ano de 1999. Essa data foi criada visando alertar os brasileiros para a preservação de um dos biomas mais ricos e mais ameaçados do planeta: a Mata Atlântica.

A Mata Atlântica é a formação florestal mais antiga do Brasil, originada há pelo menos 70 milhões de anos. Ela se estende pelo litoral brasileiro, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.

Dia Nacional da Mata Atlântica

O dia nacional da Mata Atlântica é comemorado anualmente em 27 de maio. Essa data marca, sobretudo a necessidade de acabar com o desmatamento, recuperar o que foi degradado e ampliar o número de áreas protegidas.

O dia 27 de maio foi escolhido em memória da famosa “Carta de São Vicente”, onde o Padre Anchieta teria descrito pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil, em 1560.

É um dia que tem, acima de tudo, o objetivo de conscientizar a população em geral sobre a necessidade emergencial de proteger e recuperar essa área florestal.

Sobre a Mata Atlântica

Cientificamente, o nome dela é “Floresta Ombrófila”. Atualmente, ela é irregularmente distribuída pela costa atlântica brasileira, entre o Rio Grande do Sul (município de Torres) e o Rio Grande do Norte, tendo 1,5 milhão de km².

Embora restar apenas 7% da floresta original que antigamente cobria aproximadamente 100 milhões de hectares praticamente contínuos, ainda é um vasto território, equivalente ao território da França e Espanha juntas.

A Mata Atlântica ajuda a equilibrar o clima, abriga plantas que podem conter a cura para diversas doenças, é rica em espécies animais e estima-se que garanta o abastecimento de mais de 120 milhões de pessoas, abrigando grandes rios como Paraná, Tietê, Doce, São Francisco e Paranapanema.

Estima-se que 60% de todos os animais em extinção no Brasil dependam deste bioma para a sua sobrevivência.

Como a Mata Atlântica contribui para a vida:

Segundo o IBF, Instituto Brasileiro de Florestas, a Mata Atlântica tem um papel essencial na sobrevivência de diversas espécies; incluindo o ser humano.

Algumas questões importantes nessa floresta são: ela regula o fluxo dos mananciais hídricos; Assegura a fertilidade do solo da região; Suas paisagens oferecem belezas cênicas; Abriga uma variedade de animais e plantas; Controla o equilíbrio climático; Protege escarpas e encostas das serras; Fonte de alimentos e plantas medicinais; Lazer, ecoturismo, geração de renda e qualidade de vida; E além claro, de preservar um patrimônio histórico e cultural imenso

(Imagem WWF)

O que podemos fazer por ela

Segundo a WWF-Brasil, uma ONG brasileira referente a questões ambientais existem algumas coisas que podem ser feitas para diminuir o desgaste da Mata Atlântica:
• reduza o consumo de plástico e prefira embalagens reutilizáveis;
• saiba a origem de seus alimentos;
• consuma frutas e verduras da estação, de preferência orgânicos;
• busque certificação nos produtos (FSC, Certificado Gota D’Água)

Para proteger o meio ambiente é necessário, antes de tudo ter conscientização da importância que a natureza tem e o impacto que a sua destruição causa.

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */