Dia mundial da água

por

O Dia Mundial da Água (DMA) é celebrado no dia 22 de março. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de Fevereiro de 1992.

O objetivo era de alertar a população mundial sobre a preservação dos bens naturais e, sobretudo, da água.

A escolha de um dia dedicado a esse patrimônio natural do planeta, ressalta sua grande importância na vida das pessoas e no equilíbrio dos ecossistemas.

Além disso, destaca a necessidade de conscientizar a população sobre o cuidado e preservação desse bem tão valioso.

Dia mundial da água

A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) criou este evento devido à presença de grandes índices de poluição ambiental no planeta. Elaborou medidas cautelosas a favor da água e impôs a consciência ecológica em relação a este bem natural. Assim; é dever de cada ser humano conservar a água que é um grande patrimônio mundial e responsável por todo o equilíbrio do planeta Terra.

A água é essencial para todos os seres vivos e cobre cerca de 70% da superfície da terra. Os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água do planeta; entretanto não podemos beber água do mar, por isso é necessário que as fontes de água doce sejam preservadas.

Indústria Hörlle e a pegada hídrica

O tema “água” atualmente é foco de preocupação e discussões em todo o mundo. Muitas empresas tem como preocupação diminuir o gasto da água visando a preservação e a consciência ecológica.

Esse é o caso da Indústria de Papelão Hörlle, pois a água é um elemento fundamental durante a fabricação da massa do papel. Depois da massa pronta existem dois processos que envolvem esse elemento: a secagem e a prensa. Na primeira, a água que evapora é captada e volta para o circuito hídrico da fábrica. Na segunda, a prensa faz com que a água que ainda resta no papel saia e fique mantida no circuito interno. Depois desses dois processos, ela passa por uma etapa de limpeza, e por fim volta ao início da produção.

A Hörlle tem consciência de que a água é um recurso não renovável e de extrema importância. Por esse motivo toda a linha de produção é preparada para ter o menor gasto e o menor impacto ecológico possível.

O interesse na Pegada Hídrica (saiba o que é a pegada hídrica clicando aqui) está ligado ao reconhecimento de que os gastos nos sistemas de água doce estão ligados ao consumo humano, e que questões como a escassez de água e a poluição podem ser melhores compreendidas e tratadas, considerando a produção e cadeias de suprimento como um todo.

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */