Seu gato não usa mais a caixa de areia? Saiba qual pode ser a razão.

por

Seu gatinho sempre usou a caixa de areia sem problemas e agora ele começou a preferir lugares como; embaixo da mesa, dentro do vaso de plantas, dentro do armário, enfim, todos os lugares, menos o que você gostaria? E agora, como fazê-lo voltar a usar a caixa de areia? Por mais que pareça estranho para você, esse comportamento tem sentido para o seu gato. Se ele está 100% saudável e decidiu parar de usar a caixinha de areia, provavelmente é porque algo está o incomodando. Vamos descobrir o que pode ser?

A primeira coisa a fazer, ao identificar essa mudança de comportamento, é verificar as condições da caixa de areia. Os gatos são animais extremamente limpos e metódicos, o que significa que, geralmente, eles se recusam a usar um “banheiro sujo”.

É recomendado que a limpeza da caixa de areia seja realizada 2 vezes ao dia, de manhã e à noite. Lembre-se de deixar os potes de água e comida longe da caixinha de areia, pois os gatos não gostam de comer perto de sujeira!

Demarcação de território

Se você tem mais de um gato, é natural que a disputa pelo território exista, e isso pode desmotivar um de seus bichanos a usar a caixa de areia, sobretudo se eles forem do mesmo sexo. Para resolver esse problema é importante que se tenha uma caixa de areia para cada gato e também castrá-los; já que uma vez castrados os gatos tendem a perder o interesse por demarcar território.

Comprou areia nova?

A maioria dos gatos é muito apegada as suas rotinas. Trocar o tipo de areia pode trazer odores e sensações diferentes das quais o seu gato está acostumado. Se você experimentou uma areia nova recentemente, tente voltar para a antiga. Talvez a areia nova seja a causadora do problema. Mas caso você realmente precise trocar a marca ou tipo da areia, faça isso aos poucos – como você faria se estivesse trocando a marca da comida.

Nada de mudanças repentinas

Muitos tutores mudam a caixinha de lugar quando recebem visitas, para prevenir o mal cheiro. Por mais que você pegue seu gato e mostre onde a caixinha vai ficar durante aquele período, ele vai cheirar e não vai entender nada. A grande maioria dos gatos está acostumada a rotina e, entre outras coisas, não gosta que sua caixinha de areia seja mexida. Então tente não mexê-la, a não ser que seja extremamente necessário, ou que vá limpá-la. Se a mudança de local é 100% necessária, faça esse processo com calma. Mude primeiro dentro do mesmo cômodo (leve de um lado para o outro da parede), e assim vá levando a caixa gradativamente para o novo local que deseja.

Verifique o tamanho da caixa de areia

Uma caixinha que seja muito grande ou muito pequena pode deixar seu gato desconfortável para usá-la como banheiro. Caixas muito pequenas podem fazer o gato se sentir preso ou não ter onde enterrar suas fezes. Já caixas muito grandes, podem armazenar mais odores. Opte por uma caixinha que seja, pelo menos, 1,5 ou 2 vezes o tamanho do seu gato e que tenha pelo menos a sua largura. Evite caixas que tenham altura maior que 10cm – especialmente se seu gato já for mais idoso.

Caixa de areia da Papel de Bicho

Nós sabemos que limpar a caixinha de areia dos nossos amigos felinos nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando numa solução prática, rápida e totalmente ecológica, a Papel de Bicho criou uma caixinha de areia ecológica e biodegradável para o seu gato. Ela é feita com cartão rígido reciclado, é leve e prática, e totalmente descartável, pois depois de utilizado é possível jogar inteiro fora, sem a necessidade de limpar ou lavar e dura até 4 dias de utilização.

Granulado da CarePet

Nós da Papel de Bicho indicamos que, ao utilizar a nossa caixa de areia, também faça uso do granulado higiênico da CarePet.

O Granulado Higiênico de Madeira CarePet foi desenvolvido pensando na saúde, higiene e bem estar dos animais. Possui em sua composição Ph neutro, que inibe totalmente as partículas de amônia, eliminando os odores provenientes da urina e das fezes dos animais. Seguro, atóxico, esterilizado e ecologicamente correto, proporciona total praticidade no seu dia a dia, podendo ser descartado no vaso sanitário, no jardim como adubo ou no lixo, resultando em um ambiente mais limpo e agradável para você e seu pet.

Onde adquirir o granulado da CarePet: www.lojacarepet.com.br

Onde adquirir os produtos da Papel de Bicho: www.papeldebicho.com.br

Atitudes ecológicas que beneficiam você e o seu pet!

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */