Outono exige cuidados especiais com os animais de estimação

por

Quem não gosta muito do verão e suas temperaturas altas se sente aliviado ao notar o outono se aproximando. Se você é uma dessas pessoas vai ficar feliz ao saber que hoje, dia 20 de março, começa oficialmente essa estação, com a promessa de um clima mais ameno. Porém é uma data que traz alguns problemas de saúde aos animais. Por isso é importante saber que o outono exige cuidados especiais com os animais de estimação

Apesar do tempo mais fresco, os donos de pet precisam ficar bem atentos a esta época. Ela exige alguns cuidados especiais com os animais de estimação para evitar doenças, principalmente as respiratórias e articulares. Com a chegada do outono teremos dias mais frios e chuvosos. Aquele friozinho à noite e pela manhã dão uma trégua para a sensação de calor que tinha durante o verão. Mas quem tem cachorro precisa ficar atento, essas mudanças climáticas podem fazer seu peludo ficar mais suscetível a alguns probleminhas de saúde.

Outono exige cuidados especiais com os animais de estimação

A umidade e o frio aumentam os sintomas de dor em cães e gatos, principalmente nas juntas, e o dono tem que perceber que seu animalzinho esta sofrendo para levá-lo ao veterinário e examiná-lo, sabendo assim, qual é o melhor tratamento.

Uma das principais preocupações é com a gripe, causada pela mudança de tempo. Ela pode ser prevenida com a vacinação do seu pet. Outras infecções também podem acontecer em virtude da queda de temperatura.

Outra boa dica é usar roupas próprias para animais, principalmente, se o pet tem pelo curto. Também é bom evitar que o animal, mesmo agasalhado, durma em locais com correntes de vento e exposto ao sereno. No caso do banho, evite os horários bem matinais ou noturno. E não deixe ele se secar sozinho ao vento!

Algumas questões importantes:

– Alergias de outono

É comum os cães terem erupções alérgicas na pele durante o outono. Em alguns casos, se você observar que o seu cão tem tido mais espirros que o de costume, começar a bufar, roncar e dar sinais de coriza, ele pode ter desenvolvido uma alergia ou rinite. Se notar que o seu cão parece estar tendo uma reação alérgica, leve-o ao veterinário.

– Manter o cão ativo

Quando o clima fica mais frio, muitas pessoas tendem a levar seus cães para passear com menor frequência. É importante que o seu cachorro mantenha o mesmo nível de atividade que tinha no verão. Se você desanimar no outono, imagine o que vai acontecer no inverno? Deixe seu animalzinho aproveitar o clima mais brando, cheirar as folhas que caem e, principalmente, manter os níveis de exercício e lazer, que são importantes para ele.

– Problemas oftalmológicos

Durante essa época do ano os problemas nos olhos dos animais também aumentam. O tempo seco reduz a quantidade de lágrimas produzidas, deixando-os mais vulneráveis à poluição, aos vírus e às bactérias. Mantenha a higiene da região dos olhos sempre em dia.

– Cuidado com carrapatos

A infestação de carrapatos nos cães é outra situação típica do outono. Isso acontece porque as pastagens ficam mais secas, favorecendo consideravelmente a multiplicação da população deles. Portanto, mantenha seu companheiro mais afastado dos campos, pelo menos nesse período.

Agora é só seguir essas dicas e aproveitar esse tempo fresco ao lado do seu amigo peludo!

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */