Dia do esportista, exercite-se com seu melhor amigo!

por

Dia do Esportista é comemorado anualmente em 19 de fevereiro. A data tem o objetivo de incentivar, conscientizar e homenagear a prática do esporte, como meio para o desenvolvimento de uma vida muito mais saudável.

Mas não são apenas os humanos que precisam de exercício físico para manter a saúde em dia, os animais também precisam da prática do exercício para que tenham uma qualidade de vida. Por isso aproveite o dia do esportista e exercite-se com o seu melhor amigo!

Dia do esportista, exercite-se com seu melhor amigo!

Existem os mais diferentes tipos de esporte que o seu cachorro pode praticar. Algumas práticas o cão faz sozinho e precisa do dono apenas para dar os comandos, enquanto existem outras que você e seu companheiro podem se exercitar juntos.

Para os cachorros, praticar exercícios diários ajuda a evitar o excesso de peso, a perda do tônus muscular e favorece a sociabilização. Sendo assim, praticar atividades físicas com seu cachorro é bom tanto para você quanto para ele. É ideal que a atividade faça parte da rotina de vocês.

1) Caminhada

Caminhar com o cãozinho é o exercício mais comum e a opção ideal para quem está começando a praticar atividade física com o animal de estimação. Você vai precisar apenas de um tênis e disposição. Prefira locais planos e os horários menos quentes do dia. Para seu cãozinho será uma grande diversão e para você uma oportunidade de praticar uma atividade física em ótima companhia.

2) Corrida

Ter seu cachorro de estimação ao seu lado na prática da corrida pode ser um ótimo estímulo para ajudá-lo a cumprir a meta de quilômetros a serem percorridos. É uma atividade fácil de ser realizada ao lado dele. É importante apenas que você fique atento à velocidade e ao trajeto; para que seu cãozinho não sofra com excessos físicos. Principalmente nos dias quentes.

3) Ciclismo

Na hora de pedalar, leve seu cãozinho. Fiéis aos donos, eles vão adorar participar. É importante ficar atento à distância percorrida e a velocidade da pedalada. Como o cachorro terá de andar mais rápido ou até mesmo correr para acompanhar o ritmo da bicicleta, isso pode cansá-lo. Uma opção é usar um aplicativo para calcular a distância e, além disso, ficar sempre atento se o cãozinho aparentar cansaço, e aí talvez seja a hora de colocá-lo no cesto da bicicleta e voltar para casa.

5) Stand Up Paddle

Stand Up Paddle (SUP) é uma forma antiga de surfe onde a pessoa em pé em cima da prancha utiliza um remo para se locomover sobre a água. Na atividade seu cãozinho pode ficar tranquilamente na frente da prancha. Como eles são ótimos nadadores e adoram água, o esporte é ideal para vocês dois. Para realizar a atividade com o cão é preferível escolher uma lagoa ou baía que tem águas mais tranquilas. Além disso, você e o animal de estimação devem usar colete salva-vidas para evitar qualquer problema, caso vocês caiam na água.

6) Agility

Feito em áreas abertas, o agility foi inspirado nos circuitos de hipismo; onde o cavalos devem passar por obstáculos o mais rápido possível e com o menor número de obstáculos derrubados. Praticado em duplas, cão e dono, esse esporte promete trazer muitos benefícios não só para a saúde do animal, mas também para a convivência dentro de casa.

Ele acontece em um espaço aberto, onde está montado um circuito com obstáculos e equipamentos. Dentre eles estão gangorras, rampas, muros, túneis, pneus, entre outros. O objetivo é terminar o percurso o mais rápido possível, sem haver desvios ou queda de obstáculos, envolvendo muita habilidade e agilidade.

Desse modo, não deixe de praticar algum tipo de exercício com seu animal de estimação. Você vai ver como os dois se sentirão mais felizes e estarão mais saudáveis.

Não se esqueça de visitar um veterinário para consultar qual é o melhor exercício para o seu cãozinho!

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */