Cuidados para quem é alérgico e tem animal em casa

por

Os animais de estimação são ótimos companheiros e transmitem muito carinho para seus donos. No entanto, eles também podem ser responsáveis por um problema bastante desagradável: as alergias! Ao contrário do que muita gente imagina, os animais em si não são os únicos responsáveis pelos problemas de saúde.

Cuidados para quem é alérgico e tem animal em casa

A pele, os pelos, as penas, a saliva e a urina até podem conter substâncias alergênicas que causam sintomas em quem é predisposto geneticamente, mas é a quantidade de ácaros que eles podem acumular a principal causa de alergia relacionada aos pets.

A alergia pode se manifestar tanto com sintomas respiratórios, como asma e rinite, quanto dermatológicos, como urticárias. Mas quem é alérgico não precisa ser privado do contato com os pets. Hoje, estudos científicos comprovam que o convívio com os bichos de estimação pode estimular o organismo a se defender de outras alergias.

A melhor forma de evitar qualquer tipo de problema de saúde relacionado aos animais de estimação é investir nos cuidados de higiene, tanto pessoais quanto na casa, como com os próprios bichos.

Cuidados pessoais

  • Instintivamente, os animais adoram lamber e se encostar nas pessoas. Só evite que o seu pet se aproxime de suas vias respiratórias (nariz e boca) para prevenir os sintomas de uma crise respiratória.
  • Se você tiver alergia de contato aos animais de estimação, evite passar muito tempo perto deles. Nesse caso, de preferência, eles devem ficar na parte externa da casa.
  • Na hora de fazer a limpeza da área onde o bicho faz as necessidades, procure usar luvas de limpeza. Assim você não irá tocar diretamente nos excrementos nem em produtos de limpeza abrasivos.
  • Não durma com o seu pet. Ao adotar esse hábito, a sua cama, e o seu corpo, ficarão mais suscetíveis a pelos e fungos.

Cuidados com os pets

  • Faça a escovação diária do pet. Dessa forma ele eliminará menos pelos, pele morta e ácaros, que podem desencadear as crises. Procure fazer isso fora de casa, em um local ventilado e arejado.
  • Dê banhos semanais no seu animal de estimação. Essa é uma forma de manter todo o corpo do pet higienizado e livre de fatores alergênicos.
  • É preciso que o seu pet seque muito bem, especialmente os mais peludos, para que não acumule fungos.
  • Os pets que são muito peludos podem fazer a tosa quinzenal ou mensal. Isso ajuda a reduzir a quantidade de pelos e, especialmente no verão, a refrescar e a secar o animal.
  • É essencial higienizar semanalmente os itens de uso do animal, como bebedouros e comedouros, caminhas e brinquedos, pois eles tendem a acumular os agentes nocivos. Água quente e sabão neutro são os melhores produtos para isso.

Cuidados com a casa

  • Diariamente, use um aspirador de pó ou um pano úmido para remover o excesso de sujeira da casa. Uma vez por semana, invista na faxina pesada. Apenas evite usar a vassoura, que pode espalhar os agentes alergênicos pelo ar.
  • Use produtos específicos para a limpeza de locais onde há animais. Eles são mais eficientes para remover odores, resíduos e agentes nocivos à saúde sem causar alergia nos animais (o que aumentaria a quantidade de pelos perdidos).
  • Semanalmente, coloque travesseiros, cobertores, almofadas, cortinas, toalhas e tapetes para tomar o sol da manhã. Antes de guardar, dê uma boa sacudida para eliminar os pelos.
  • Mantenha a sua casa sempre bem iluminada e arejada. Deixe as portas e janelas abertas, pois isso ajuda o ar a circular e reduz odores que também podem ser incômodos.
  • Limpe bem o cantinho do pet
  • Organize um cantinho arejado da casa para moradia do seu animal de estimação. O local para as necessidades fisiológicas precisa ficar longe do da refeição, para que não o contamine. Em vez de utilizar jornais, compre os tapetes higiênicos que são mais eficazes, pois retém os líquidos e são mais fáceis de higienizar. Para os gatos, a limpeza da caixa de areia deve ser diariamente.
  • Não tenha um canto desorganizado para que o seu animal durma. Mantenha tudo sempre limpo, dessa maneira a convivência com o pet será mais tranqüila e fácil. O caos é estressante para todos, humanos e animais.

Um cantinho só deles!

Uma boa ideia é ter um cantinho na casa com as coisas deles, onde eles possam brincar e se divertir sem destruir outros cômodos e móveis da casa.

Para ajudar o seu companheiro a ter um local apenas dele, onde ele possa se sentir confortável, a Papel de Bicho desenvolveu uma linha de produtos ecológicos coloridos e práticos que podem ser facilmente transportados. Além de que, o seu animalzinho pode brincar, morder e arranhar eles sem destruir a casa.

Para os gatos, que são apaixonados por papelão, que tal ter um playcat dentro de casa? Feito com cartão reciclado, é bonito, leve e prático de montar e é um brinquedo onde o seu gato pode escalar, morder e arranhar sem correr o risco que ele afie as unhas no seu sofá ou nas cortinas!

Para os cachorros, o HigiPet também é uma boa dica. São tapetinhos ecológicos que facilitam a limpeza do cantinho dele se a bagunça for grande. Como são feitos de cartão, são biodegradáveis e podem ser jogados fora com toda a sujeira junto!

Todos os produtos da Papel de Bicho estão disponíveis para venda diretamente no nosso site clicando aqui

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Fonte folhavitoria

Você pode gostar também

/* */