Como refrescar seu gato durante o verão

por

Quando chega o verão, os donos de gatos já se preocupam com o que fazer para amenizar a sensação de calor que os animais sentem. O excesso de calor pode provocar desidratação e inclusive fazer com que ele adoeça, por isso é importante saber como refrescar o seu gato durante o verão.

Os nossos amigos gatos têm ancestrais que habitavam os desertos, assim, eles guardam algumas ferramentas para suportar o calor do verão.  Mas, mesmo que seja comum vermos nosso gatinho deitado no sol em um dia quente de verão, não significa que gatos não sofram com o calor. Devemos prestar atenção em diversas questões para dar qualidade de vida aos nossos bichanos nos dias quentes e evitar que fiquem doentes.

Existem algumas questões que você deve levar em conta para ajudar o seu bichano a enfrentar os dias quentes da melhor maneira possível!

Ofereça água fresca em abundância!

Espalhe os bebedouros por diferentes lugares da casa e troque a água no mínimo duas vezes por dia. E se o seu bichano for dos que sai, deixe também algumas vasilhas de água no quintal ou jardim, sempre a sombra, para que esteja sempre a disposição dele.

Em dias muito quentes, tente colocar cubos de gelo na tigela de água do seu animal de estimação. Se ele não for grande adepto de beber água, coza num recipiente uma pequena porção de frango/pescada e reserve. Faça cubinhos de gelo com a água do frango/pescada. Como eles têm o olfato muito apurado, aderem mais facilmente à água do frango.

Pelagem e cuidados

Em relação a gatos com a pelagem longa recomenda-se a tosa. Ou ainda a tosa apenas na barriga que pode ajudar a amenizar o calor nos dias que são muito quentes. No verão também não se esqueça de escovar os pelos do seu gato para remover a pelagem morta. Além de ser higiênico é relaxante para o gato. Verifique e converse com seu veterinário sobre o melhor tipo de tosa para o seu felino. Lembrando sempre que a cauda e a cabeça nunca devem ser tosadas.

É importante prestar atenção dobrada em animais que tem o pelo com tons mais claros, as chances deles se queimarem quando expostos ao sol é maior.

Fora de casa

Se o seu gato tem acesso ao quintal de casa; certifique-se de que existem sombras para que ele possa descansar como uma árvore ou até mesmo um guarda-sol. Mas o melhor é evitar que ele fique para fora quando o sol estiver mais forte.

Ofereça lugares fora da zona de calor

Uma almofada perto de um ventilador ou de uma janela onde entre ar (mas não pegue sol) ou uma caixa para que ele se esconda, localizada estrategicamente em um lugar bem refrigerado, podem se transformar em grandes aliados para que o bichano enfrente as altas temperaturas.

Esteja com a vermifugação em dia

Como prevenção, é interessante que cães e gatos estejam vermifugados no verão; porque as chances de pegar vermes são maiores no calor. E vermes não identificados a tempo podem levar ao emagrecimento, à falta de apetite e até ao comprometimento de órgãos vitais.

Cuidado!

Os sintomas mais comuns de hipertemia são vômitos, desorientação, cansaço, respiração intensa e aumento da freqüência cardíaca. Se em um dia de calor você perceber esses sinais; deve levar o animal para um lugar ventilado, oferecer um pouco de água e refrescá-lo com uma toalha molhada. Além disso, leve-o imediatamente para o veterinário!

Você pode gostar também

/* */