Como manter a casa em ordem quando se tem animais.

por

Ter um cachorro em apartamento ou casa é sempre uma alegria, mas exige muita dedicação e um cuidado especial com a saúde do animal, bem como com a limpeza da casa.

No caso dos apartamentos, quando os bichos vivem em ambiente interno, a atenção deve ser redobrada: os cães, principalmente, podem deixar um odor bem característico, afinal o cheiro natural dos cães é mais forte do que dos outros animais domésticos.

Por isso, ter um animal de estimação em apartamento pode dar um pouco mais de trabalho, mas é possível! Para te ajudar na missão de deixar sua casa sempre limpa e cheirosa, separamos algumas dicas que você pode incorporar ao seu dia a dia.

Mantenha o seu pet afastado na hora da limpeza:

Sempre mantenha o seu pet afastado na hora da limpeza, pois eles possuem o olfato mais sensível que dos humanos. Deixe-o em algum cômodo que será limpo depois ou no quintal até finalizar a limpeza. Além do cheiro, é bom manter o animal afastado de substâncias químicas que possam ser perigosas.

Mantenha uma rotina de limpeza:

Essa é a principal dica para manter a casa sempre em ordem e com um cheiro agradável. Monte um planejamento semanal que você possa cumprir, dividindo os afazeres durante os dias.

Algumas atividades devem ser feitas diariamente ou em dias alternados no caso de quem tem bichinhos, como varrer a casa, passar aspirador nos estofados e passar pano no chão.

Recolher fezes e xixi do cachorro é uma tarefa necessariamente diária, limpando o espaço que ele usa para fazer as necessidades com um pano com álcool ou desinfetante.

Sem rastro de pelos:

Um dos piores momentos quando estamos convivendo com um cão é a sua troca de pelos. Então, a necessidade de limpeza se multiplica. Devemos utilizar o aspirador de pó tanto para os sofás, bem como para o chão e para o resto das superfícies onde o nosso animal de estimação costuma ficar.

Dê banho freqüentemente:

Cão em apartamento exige também uma atenção especial com a higiene do próprio pet. Um cachorro que vive em ambiente interno deve tomar banho uma vez por semana, em média (consulte um veterinário para saber se a raça do seu cachorro permite essa freqüência). Leve-o a um pet shop de confiança, dê banho em casa ou compre produtos para um banho a seco.

Para o banho a seco, há uma solução caseira fácil de preparar: uma parte de água morna, uma parte de vinagre de maçã e outra de álcool. Molhe um pano na mistura e passe em todo o corpo do animal, tomando cuidado com os ouvidos. Depois, seque com uma toalha e finalize com um secador de cabelo para não ficar nada molhado. Além de prática, essa solução não corre risco de ser alérgica para o animal, como alguns shampoos.

No mesmo dia em que o animal tomar banho, limpe bem a caminha onde ele dorme, seu cobertor e seus brinquedos. Se for possível, deixe esses itens no sol por algumas horas.

Limpe bem o cantinho do pet:

Organize um cantinho arejado da casa para moradia do seu animal de estimação. O local para as necessidades fisiológicas precisa ficar longe do da refeição, para que não o contamine. Em vez de utilizar jornais, compre os tapetes higiênicos que são mais eficazes, pois retém os líquidos e são mais fáceis de higienizar. Para os gatos, a limpeza da caixa de areia deve ser diariamente.

As vasilhas de comida e água do seu animal de estimação precisam ser lavadas com água e sabão todos os dias, pois os resíduos de alimentos antigos são fonte de contaminação por germes, bactérias e insetos. Deixe água fresca à vontade para beber, principalmente no calor.

Não tenha um canto desorganizado para que o seu cão durma. Mantenha tudo sempre organizado e limpo, dessa maneira a convivência com o cão será mais tranqüila e fácil. O caos é estressante para todos, humanos e animais.

Um cantinho só deles!

Uma boa ideia é ter um cantinho na casa com as coisas deles, onde eles possam brincar e se divertir sem destruir outros cômodos e móveis da casa.

Para ajudar o seu companheiro a ter um local apenas dele, onde ele possa se sentir confortável, a Papel de Bicho desenvolveu uma linha de produtos ecológicos, coloridos e práticos que podem ser facilmente transportados. Além de que, o seu animalzinho pode brincar, morder e arranhar eles sem destruir a casa.

Para os gatos, que são apaixonados por papelão, que tal ter um playcat dentro de casa? Feito com papel cartão reciclado, é bonito, leve e prático de montar e é um brinquedo onde o seu gato pode escalar, morder e arranhar sem correr o risco que ele afie as unhas no seu sofá ou nas cortinas!

Para os cachorros, o HigiPet também é uma boa dica. São tapetinhos ecológicos que deixam muito mais fácil de limpar o cantinho dele se a bagunça for grande. Como são feitos de papel cartão, são biodegradáveis e podem ser jogados fora com toda a sujeira junto!

Todos os produtos da Papel de Bicho estão disponíveis para venda diretamente no nosso site clicando aqui

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */