Como acostumar seu gato às visitas?

por

É muito comum ouvir as pessoas dizendo que os gatos não são animais sociáveis. Eles constantemente levam a fama de serem antipáticos; principalmente se comparados aos cachorros. Um dos motivos dessa má fama dos felinos é o fato de que a maioria deles, quando chega alguma visita em casa, prefere se esconder em algum lugar do que interagir com os humanos.

Esconder-se, ficar sem brincar e muitas vezes até sem comer quando tem visitas em casa são comportamentos comuns nos gatos. Mas isso muitas vezes deixa o dono frustrado por não conseguir tirar o animal do seu esconderijo para mostrá-lo. O bichano por sua vez se mantém na defensiva, com medo, e deixa de receber carinhos e de curtir a novidade. O que muitos donos querem saber é: como acostumar seu gato às visitas.

Nível de socialização do animal

Não existe uma regra para como o seu gato vai se comportar na presença de um estranho dentro de casa. O nível de socialização varia de acordo com o temperamento individual de cada felino.

O problema é que basta uma experiência ruim durante a visita de uma nova pessoa em casa já é motivo suficiente para o gato não ser receptivo a futuros convidados.

Porém, se o animal entender que novas pessoas em casa vão representar momentos agradáveis, com o tempo ele vai passar a se tornar mais receptivo aos convidados.

Uma estratégia para estimular o gato a conhecer pessoas novas, é fazer com que ele se socialize desde filhote. Mas caso o animal já seja adulto, uma boa idéia é investir em atividades divertidas e de entretenimento para que o animal se interesse pelas visitas e perca o medo.

Por que os gatos não gostam de visitas?

Assim como os humanos, os animais também sentem medo diante do desconhecido. Por isso ter um estranho dentro de casa, que é o seu local de conforto, pode as vezes deixar o animal amedrontado.

Além disso, com visitas em casa podem surgir alterações, tanto no ambiente como nas rotinas a que o gato está acostumado. Coisas como alteração na disposição de móveis, algumas portas ficarem fechadas (reduzindo a liberdade do gato), mais barulho, horário de refeição diferente, fazem com que ele se sinta incomodado.  Se ele se sentir em perigo e tiver necessidade de ficar escondido em um cantinho, sem acesso a tudo que tinha minutos antes, é claro que não vai curtir visitas!

Quanto mais tempo as visitas permanecem em casa, mais longo será o stress a que o gato fica sujeito

Como acostumar seu gato às visitas?

  1. Deixe o gato se aproximar  dos visitantes apenas quando se sentir confortável para isso.
  2. Não force o animal a sair do local onde ele está escondido. Espere que ele faça por vontade própria.
  3. Dê para a visita algum brinquedo que o seu gato gosta, assim eles podem se divertir juntos.
  4. Ensine as crianças a brincarem com calma e cuidado, evitando assim que o animal passe por stress.
  5. Deixe um local apenas para o gato com as coisas que ele gosta, seus brinquedos, arranhador, caminha, onde a visita não vá entrar mas que ele possa ver as pessoas e com o tempo se acostumar a sua presença.

 

Um local só deles

Para ajudar o seu companheiro a ter um local apenas dele, onde ele possa se sentir seguro e confortável a Papel de Bicho desenvolveu uma linha de produtos ecológicos, coloridos e práticos que podem ser facilmente transportados. Além de que, o seu animalzinho pode brincar, morder e arranhar eles sem destruir a casa.

Para os gatos, que são apaixonados por papelão, que tal ter um playcat dentro de casa? Feito com papelão reciclado; bonito, leve e prático de montar é um brinquedo onde o seu gato pode escalar, morder e arranhar sem correr o risco que ele afie as unhas no seu sofá ou nas cortinas!

Onde encontrar nossos produtos:

Toda a linha para gatos está disponível para venda diretamente no nosso site clicando aqui.

Ganhe 10% de desconto na sua primeira compra, basta inserir o cupom BEM-VINDO no carrinho de compras!

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

 

Você pode gostar também

/* */