cerveja artesanal brasil

Cerveja na mesa: o que você precisa saber para se tornar um cervejeiro

por

O universo da cerveja artesanal já conquistou o seu espaço, criando um mercado que segue crescendo e a estimativa do segmento é de um avanço na casa dos 30% no Brasil. Afinal, são 1.178 cervejarias em todo o território nacional Apenas em 2019 foram criadas 273 fábricas de acordo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O resultado: bares que reservam espaços específicos para este tipo de cerveja, prateleiras  específicas em supermercados e até mesmo lojas especializadas para quem gosta de sabores diferenciados. 

Se você aprecia cervejas que são feitas com um processo especial e mais cuidadoso, mas ainda não sabe muito sobre o assunto, acompanhe a gente para saber de tudo! E lembre-se que quando for consumir cerveja artesanal, aprecie com moderação, sinta seu sabor e não saia dirigindo após beber, tá legal?

Para apreciar em casa
É preciso ter tudo o que a cerveja “pede”. Desde um copo adequado (as lojas de cervejas artesanais indicam e explicam tudo) até porta-copos com estilo. A Stratis possui uma linha de porta-copos resistentes feitos com cartão reciclado Hörlle com aquela pegada ecológica que combina e muito com o estilo das cervejas artesanais.

Lembre-se de que as micro-cervejarias são menos poluentes no comparativo com as grandes indústrias, e muitas vezes utilizam materiais orgânicos na composição da cerveja e até mesmo materiais reciclados para embalar e distribuir seus produtos,  como rótulos e garrafas reutilizáveis.  

 

O que é cerveja artesanal?
São cervejas feitas através de processos artesanal mais cuidadoso – diferente das cervejas industrializadas que são produzidas em grande escala e com maquinários pesados. Há sempre a presença de um mestre cervejeiro em cada etapa, analisando desde os ingredientes até o resultado engarrafado. Esta cerveja tem uma produção mais lenta já que há todo um período de fermentação e maturação da cerveja sem produtos químicos. São feitas com um grau de pureza de malte muito maior, com sabor e aromas diferenciados. Cada fábrica tem a sua própria receita. 

cerveja artesanal brasil porta coposQuantos estilos existem?

Difícil precisar, pois este mercado está sempre se renovando e criando  categorias, mas no mundo todo há, pelo menos, mais de 120 tipos de cervejas artesanais divididas em três grandes grupos:

  • Cervejas ales (encorpada e mais complexa dentre os três, com destaque para as stout, english pale ale e trapista)
  • Lagers (mais leve com relação aos outros tipos e engloba as modelos Pilsen, schwarbier e American Lager)
  • Lambics (possui sabores únicos e processos de fabricação demorado – de longe as mais caras) .

Como reconhecer
Só tem um modo de saber qual é qual: provando! Mas os atraentes e criativos rótulos dão uma pista do conteúdo da garrafa. Ali está a relação dos ingredientes, local de fabricação, responsável pela produção, fabricação, validade e muito mais.

Adquira agora mesmo os porta-copos da Stratis, compre algumas cervejinhas diferentes e chame seus amigos para uma rodada! Siga a Stratis no Facebook e no instagram para saber mais! 

 

Você pode gostar também

/* */