Você sabe como surgiu o Dia Internacional da Mulher?

por

O Dia Internacional da Mulher é lembrado em todo o mundo a cada 8 de março. É a celebração das conquistas das mulheres em todo o planeta por suas realizações em diversos aspectos da sociedade. Mas você sabe como surgiu o Dia Internacional da Mulher?

Dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e protestos das mulheres; principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Elas buscavam por melhores condições de trabalho, direitos sociais e políticos. Suas reivindicações tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.

Você sabe como surgiu o Dia Internacional da Mulher?

As histórias que remetem à origem do Dia Internacional da Mulher indicam que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova Iorque em 1911.

Anos antes do incêndio; em 8 de março de 1857, mais de uma centena de operárias de uma fábrica de tecido de Nova Iorque se mobilizaram por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas. Essa foi a primeira greve conduzida apenas por mulheres. O movimento foi reprimido com pela polícia.

Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para relembrar o ocorrido de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento foi igualmente reprimido.

Foi em março de 1911, que cerca de 130 operárias morreram devido a um incêndio em uma fábrica de Nova York. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.

Anos depois dessa data, em 1977 o “8 de março” foi reconhecido como dia Internacional da Mulher oficialmente pelas Nações Unidas.

No Brasil

No Brasil, desde o século 19 as mulheres mobilizaram-se na luta por direitos. Depois de todos esses anos, elas estão cada vez mais fortes e presentes no mercado. O Brasil possui mais de 7,3 milhões de mulheres empreendedoras. Das cerca de seis milhões de micro e pequenas empresas existentes no Brasil; algo entre 30 e 35% são lideradas por mulheres; segundo dados de um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgado em 2015. Nos últimos anos, a quantidade de donas de negócios subiu 16% no país.

Elas decidiram mudar de vida e transformaram seus lares em pequenas empresas. Muitas dessas mulheres empreendedoras encontraram no hobby uma fonte de sustento e transformaram o artesanato em fonte de renda. Através do artesanato às mulheres viram uma possibilidade de sua autonomização.

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */