Qual o sentido da fibra do papelão?

por

Em cada criação e projeto em que será utilizado o papelão, é muito importante observar o sentido da fibra para que no final, a qualidade do produto não seja comprometida.

O que é o sentido da fibra? 
O papelão Hörlle é produzido em uma esteira contínua. Essa esteira recebe a massa do papelão, e as suas fibras naturalmente se ajustam ao sentido em que corre a esteira, formando uma longa tira. A qual, depois de pronta passa pelo corte para que as folhas já saiam no tamanho.

Qual o sentido da fibra do papelão?

E como eu descubro seu sentido? Para responder essa pergunta vamos mostrar duas maneiras bem simples e práticas:

1) Você pode rasgar um pedaço do papelão. Se ao rasgar o corte for reto, significa que é paralelo à fibra do papelão. Se o rasgo for mais assimétrico, inclinado, é contrário à fibra.

2) Dobre levemente a folha do papelão (sem vincar) no sentido do comprimento e no sentido da largura. O lado que dobrar com maior facilidade, sem oferecer muita resistência, é o lado que contém o sentido da fibra.

Créditos da imagem: Sérgio Xavier. Acesso aqui

 

Mas afinal por que isso é importante?

A direção da fibra afeta o papelão em diversos aspectos. Ele se dobra facilmente em seu sentido, entretanto se quebra e fica áspero nas laterais quando é dobrado ao contrário. As fibras (e portanto o papel também) se dilatam e contraem quando se expõem a mudanças de umidade. Por esse motivo o papel deve ser impresso com a direção da fibra paralela aos eixos dos cilindros da impressão. E principalmente, o papel é mais rígido na direção da fibra, também apresenta maior resistência a rasgados e tensão nesse sentido.

Sendo assim, é ele que vai determinar maior ou menor maleabilidade do objeto, definir maior resistência e facilitar a produtividade da peça desejada.

Materiais que precisam de sustentação como display ou calendário de mesa, por exemplo, precisam que o lado da fibra fique perpendicular a base da peça.

As operações de corte e dobras são executados com mais facilidade quando colocados paralelos às fibras do papel.

A colocação do lado fibra do papel paralelo a lombada permite menor deformação e mais resistência em materiais encadernados. Para conferir resistência nas embalagens cartonadas, as fibras do papel devem estar paralelas a maior dobra.

Dicas:
O sentido da fibra é onde o papelão é mais maleável. Nesse sentido é mais fácil realizar cortes, vincos e dobras. Também é onde o papelão é mais resistente a dobras e rasgos.

Ao fazer uma encadernação, por exemplo, o ideal é deixar o sentido da fibra paralelo à lombada, pois assim na hora de dobrar haverá maior resistência, aumentando o tempo de duração do material.

É possível adquirir o papelão Hörlle diretamente no site da Stratis clicando aqui.  Essa é a loja online direto da fábrica.

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

 

Você pode gostar também

/* */