Identipet registro em cartório para animais

por

Grande parte da população brasileira tem animais de estimação dentro de seus lares. Um dos principais medos dos donos de pet é que seus animais fujam e acabem se perdendo. Outra questão presente é que as vezes é necessário comprovar que o animal é realmente seu (caso comum quando acontece de um casal se separar e precisar decidir com quem fica a guarda do bichinho). Uma nova medida pode ajudar os donos em relação a essas questões; trata-se da Identipet registro em cartório para animais.

Identipet registro em cartório para animais

A Identipet é um registro de declaração de guarda de animais domésticos com todas as informações sobre os peludos, inclusive foto, além de todos os dados do tutor. A medida foi anunciada em novembro de 2016 e passou a valer no mês de março de 2017.

O registro já pode ser feito em cartórios de títulos do Brasil, que lançaram campanha para a emissão da identidade animal. O nome formal desse documento é Identepet e custa R$ 235,49.

O documento também está disponível para baixar no site www.6rtdrj.com.br. Ele pode ser preenchido pelo tutor do animal e levado ao cartório para registro e se tornar um documento válido.

Vantagens do documento

Segundo a tabeliã do 6º ofício de registro de títulos do Rio e uma das idealizadoras do projeto Sônia Andrade; o maior objetivo é proteger o animal.

“A necessidade é exatamente de proteger o animal, porque a partir do momento que você dá a ele uma identidade, você está criando um cadastro nacional que visa objetivar a proteção do animal”, afirmou Sônia em entrevista ao portal G1.

Segundo Sônia, o registro também é uma questão de saúde pública. Segundo os últimos dados coletados pelo IBGE, em 2013, 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos vivem em lares brasileiros. Outra vantagem é que, em caso de maus-tratos, é possível identificar o dono.

Na identipet consta todas as informações sobre o animal, sua foto, além dos dados do dono. O documento serve para comprovar a identidade do pet e de seu dono, pode ajudar na busca de um animal em caso de perda ou fuga, facilitar o transporte em viagens, além de ajudar em disputas por guarda. Assim, serve para qualquer pet, não apenas cachorro ou gato.

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */