Dia de proteção das florestas

por

O Brasil já perdeu mais de 19% da floresta Amazônica; e quase 91% da Mata Atlântica. A verdade é que no dia de proteção das florestas, há pouco o que se comemorar.

Imagem: greenpeace

Dia de proteção das florestas

Nesta segunda-feira (17/07) é comemorado o Dia da Proteção das Florestas, uma data para lembrarmos que preservar a natureza não é apenas uma opção; mas sim uma necessidade!

Para nós, brasileiros, uma data como essa é de extrema relevância, visto que somos conhecidos mundialmente como o país das florestas. A floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. Ela também abriga um quinto da água potável disponível na terra.

Originalmente, nesta data era comemorado o dia do Curupira; um personagem do folclore brasileiro conhecido por pregar peças naqueles que destroem a floresta. Mas, infelizmente, o personagem vive apenas nos contos infantis e a floresta não consegue se defender sozinha. Por isso, é nossa responsabilidade preservar esse importante patrimônio do Brasil.

Cada vez menos natureza

Infelizmente, o tamanho das florestas vêm diminuindo cada vez mais. Isso ocorre devido a projetos e explorações que têm devastado a região consideravelmente. Tanto que nas últimas décadas o rombo provocado na região amazônica totaliza uma área superior à da França. Apenas entre os anos de 2001 e 2002 o índice de desmatamento aumentou 40%.

Diante desses números, cabe aproveitar a data para refletir sobre nossas atitudes e seus impactos ambientais. Existem diversas ONGs engajadas em preservação do meio ambiente que buscam voluntários. A população também tem o direito, e o dever, de cobrar as autoridades responsáveis. Fazer denúncias sobre exploração ilegal de reservas naturais é um exemplo.

Por que precisamos das florestas?

As florestas são parte vital do ciclo da água. Elas contribuem para a formação de chuvas que abastecem várias regiões do país. Além disso, elas também nos protegem de climas extremos, como cheias ou secas. Sem elas, a produção de alimentos ficaria comprometida e a vida na Terra cada vez mais difícil.

Diversos estudos científicos já mostraram que as florestas também são importantes na proteção de nascentes e rios, aumentando a qualidade e a quantidade da água que consumimos. O desmatamento oferece lucro para poucos e prejuízo para toda a sociedade; inclusive para quem vive nas grandes cidades e para aqueles que promovem o desmatamento!

Fonte: Greenpeace

O Grupo Hörlle

Sabendo da importância e necessidade de se preservar o meio ambiente, a Hörlle mantém projetos de responsabilidade social e ambiental. Esses projetos buscam evitar que o desmatamento das florestas aumente; e também visam diminuir o gasto dos recursos naturais. A empresa é reconhecida por ações ecológicas e a busca constante de diminuir impactos ambientais. Você sabia que, em todos os seus produtos, a Hörlle utiliza materiais reciclados? A mais de 45 anos a empresa é referência em processo de reciclagem! Confira a matéria completa sobre a nossa reciclagem clicando aqui. Além disso possui certificados como a pegada Hídrica e a pegada de Carbono!

Gostou do post? Curta, comente e compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */