Dia mundial da água e pegada Hídrica

por

Dia 22 de março é considerado o dia mundial da água. É um recurso de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Cerca de 80% do nosso organismo é composto por ela. A água tem diversas funções dentro do corpo humano. Seve para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais. Ajuda a eliminar toxinas além de garantir o equilíbrio e funcionamento adequado do organismo como um todo.

Além disso, aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por ela. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce. Além disso, a maior parte está concentrada em geleiras.

As pessoas utilizam água para recursos básicos como: beber, cozinhar e lavar.  Mas esse elemento também é de suma importância dentro das produções industriais.

Pegada Hídrica.

Existe uma forma de controlar o gasto dentro das industrias. A chamada Pegada Hídrica é um indicador do uso da água, ela analisa seu uso de forma direta e indireta, tanto do consumidor quanto do produtor

Ou seja, a Pegada HÍdrica é o volume total de água doce usada durante o processo de produção e consumo de bens e serviços. Determinar a pegada hídrica é tornar possível a quantificação do consumo de água total ao longo de sua cadeia produtiva de uma empresa.

O processo hídrico dentro da Hörlle tem como princípio minimizar o gasto de água durante toda a produção. Para isso, dentro da indústria é utilizado um circuito de água fechado. Ou seja, existe uma captação de água para ser utilizada no processo e no final dele, ela vai ser reutilizada.

Como a Indústria Hörlle reutiliza e cuida da água durante a fabricação do papelão:

A água é um elemento fundamental durante a fabricação da massa do papel. Depois da massa pronta existem dois processos de extrema importância para esse elemento. A secagem e a prensa. Na primeira, a água que evapora é captada e volta para o circuito hídrico da fábrica. Na segunda, a prensa faz com que a água que ainda resta no papel saia e fique mantida no circuito interno. Depois desses dois processos, ela passa por uma etapa de limpeza e por fim volta ao início da produção.

A Hörlle tem consciência de que a água é um recurso não renovável e de extrema importância. Por esse motivo toda a linha de produção é preparada para ter o menor gasto e o menor impacto ecológico possível.

O interesse na Pegada Hídrica está ligado ao reconhecimento de que os gastos nos sistemas de água doce estão ligados ao consumo humano, e que questões como a escassez de água e a poluição podem ser melhores compreendidas e tratadas, considerando a produção e cadeias de suprimento como um todo.

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */