Formatos de papel

por

A palavra papel vem do latim papyrus e faz referência ao papiro, uma planta que cresce nas margens do rio Nilo no Egito. Da qual se extraia fibras para a fabricação de papiro para a escrita. Depois vieram os pergaminhos feitos de couro curtido de bovinos, bem mais resistentes. E finalmente, o papel seria inventado na China 105 anos depois de Cristo (d.C.), por T’sai Lun. Ele fez uma mistura umedecida de casca de amoreira, cânhamo, restos de roupas, e outros produtos que contivesse fonte de fibras vegetais. Bateu a massa até formar uma pasta, peneirou-a e obteve uma fina camada que foi deixada para secar ao sol. Depois de seca, a folha de papel estava pronta! Porém a forma de fabricação do papel foi guardada a 7 chaves. Durante 600 anos somente os Chineses sabiam como fabrica-lo.

Formatos de papel

Os tamanhos de papel se baseiam em sistemas reconhecidos oficialmente por convenções. No Brasil existe uma norma da ABNT que define estas e outras questões. O Brasil, assim como a maioria dos países, utiliza o sistema ISO 216. Esse padrão internacional para tamanhos de papéis surgiu na Alemanha quando, em 1768, Georg C. Lichtenberg observou as vantagens de padronizar o formato. Estas formas foram criadas a fim de facilitar o redimensionamento de documentos entre seus tamanhos, por terem todos a mesma proporção 1 : √2. Isto previne perda de imagem quando é feita uma redução ou ampliação. Assim, uma página A4 pode ser ampliada para A3 mantendo as mesmas proporções do documento original.

Os tamanhos de papel definidos pela norma têm a particularidade de a razão entre sua altura e sua largura ser exatamente igual à raiz quadrada de dois, o que significa que quando, por exemplo, se unem duas folhas A4 obtém-se uma folha A3, com exatamente o dobro da área e com as mesmas proporções. Da mesma forma, cortando-se uma folha de A4 ao meio obtêm-se duas folhas de tamanho A5 (popular para cadernos e blocos de anotações), que também tem as mesmas proporções relativas dos tamanhos A3 e A4.

Os papéis Hörlle tem por padrão a medida 80×100 cm. Porém, notou-se no mercado uma demanda por tamanhos menores. Assim a Hörlle apresenta seus papéis nos formatos A2, A3, A4, A5. Além desses foram lançados novos formatos especiais, 80cm x 1m, 40cm x 50cm e 30cm x 30cm, sendo o último o tamanho considerado padrão para Scrapbook. A criação desses novos produtos se deu a fim de atender o mercado de papelarias, artesanato, design, pedagogia, entre outros.

É possível adquirir o papelão Hörlle diretamente no site da Stratis clicando aqui.  Essa é a loja online direto da fábrica.

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */