Dia Internacional do Sol!

por

Você sabia que ontem foi comemorado O Dia Internacional do Sol?!

No dia 3 de maio comemora-se o Dia Internacional do Sol com o objetivo de prestigiar a nossa principal fonte de vida, sendo que a luz e o calor transmitidos pelo Sol são fundamentais para a vida na Terra.

A data celebra e homenageia a estrela mais próxima do nosso planeta e sua importância para a vida na Terra – o Sol.

Origem do Dia Internacional do Sol!

O Dia do Sol é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em parceria com a NASA, para homenagear e apresentar curiosidades sobre o “Astro-Rei” para as pessoas. Uma das ferramentas criadas pela NASA foi o site Sun-Earth Days, que apresenta uma versão interativa sobre o Sol, ajudando os visitantes a entender as relações entre o astro e o ambiente terrestre.

O sol, Astro-Rei!

 Sol é uma estrela de aproximadamente 4,5 bilhões de anos que não faz parte de nenhuma constelação. Ele está localizado a aproximadamente 150 milhões de quilômetros da Terra e é extremamente quente, atingindo temperaturas entre 6 mil e 15 milhões de graus Celsius.

Essa importante estrela possui profunda relação com a sobrevivência de todas as espécies de seres vivos da Terra.

A luz solar é a fonte de energia de todos os seres vivos, sem a qual seria impossível sobreviver. Inicialmente as plantas usam a luz solar em um processo conhecido como fotossíntese, que transforma a energia luminosa em energia química. Essa energia é captada pelos seres que se alimentam dos produtores e, posteriormente, é passada para os consumidores secundários e assim sucessivamente por toda a cadeia alimentar. Vale destacar que, a cada transferência de energia de um nível trófico para outro, essa energia diminui.

Além de fornecer energia, o Sol exerce outro papel de total relevância, que é a participação no ciclo da água. Ele fornece calor suficiente para que a água evapore e os seres vivos transpirem, atuando ativamente na formação das nuvens e, consequentemente, no regime de chuvas.

O Sol desempenha também papel econômico, podendo ser utilizado como fonte de energia alternativa. Diferentemente dos combustíveis fósseis e das hidrelétricas, a energia solar não causa danos ao meio ambiente e é uma fonte abundante de energia limpa e renovável.

Além das importantes funções ecológicas e econômicas, o Sol também possui um papel essencial na sobrevivência dos seres humanos. É através da exposição solar, por exemplo, que conseguimos produzir a vitamina D, uma substância que fortalece nossos ossos e atua no nosso sistema imunológico.

Além dos benefícios, a radiação solar também pode causar problemas, tais como câncer de pele, insolação, lesões na retina e envelhecimento precoce. Sendo assim, alguns cuidados devem ser tomados antes de se expor à luz solar, como a utilização de protetor solar, óculos escuros e chapéu. Vale lembrar que a exposição só é recomendada pela manhã antes das 10 horas e, à tarde, depois das 16 horas.

E a Stratis, uma marca sempre antenada com o universo, homenageia nosso astro rei com suas políticas de responsabilidade ambiental, fabricando produtos biodegradáveis, reciclados e recicláveis, atóxicos, além de resistentes, elegantes e lindos!

Conheça nossos produtos em: www.stratis.com.br. Cabides produzidos com cartão rígido, os quais sustentam até 2,5kg de peso (testados e aprovados pelo INMETRO), ocupam pouco espaço no guarda-roupa e organizam desde seus lenços até seus chinelos!

Confira o cabide amarelo, para iluminar o seu dia!

www.stratis.com.br

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Fontes:

Ma. Vanessa dos Santos

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-sol.htm

Você pode gostar também

/* */