Vilania, série de quadros dos vilões da Disney com papel!

por

O papel é, originalmente, utilizado em quase tudo que fazemos no nosso dia a dia. Seja para anotar um lembrete, ler um livro ou até mesmo passar um recado. Mas algumas pessoas conseguem transformar esse material tão simples em verdadeiras obras de arte! É isso que o artesão Vlady faz; ele cria esculturas das mais diversas imagens e formas, todas de papel!

Sobre a escultura em papel:

A escultura em papel é uma técnica que permite que as peças artesanais fiquem com um efeito 3D. Além do papel, para a construção das obras são utilizados diversos materiais, como: estilete, pincel, cola, boleadores.

A sobreposição dos papéis é o que dá a tridimensionalidade das esculturas. A técnica consiste basicamente em recortar, moldar e pintar diferentes formas de papel que, depois de montados em sobreposição, conferem o efeito tridimencional da obra.

Sobre Vlady:

Vlady é artista plástico, cenógrafo formado pela faculdade São Judas Tadeu  e vitrinista com formação pelo SENAC. Sempre foi um estudioso ao que diz respeito as técnicas de uso e aplicação do papel.

Ele possui seu ateliê na cidade de São Paulo e utiliza do papelão Hörlle para fazer esculturas de papel, paspatur e molduras. São diversos modelos, produtos e desenhos, todos feitos manualmente!

Vlady também ministra aulas sobre a técnica; possui disponíveis para a venda revistas, dvds e kits com peças prontas para montar e vídeo aulas para quem deseja aprimorar seu trabalho e não pode participar do curso presencial.

Vilania, série de quadros dos vilões da Disney:

Durante a 15º Brazil Scrapbooking Show o Vlady expôs uma série de quadros intitulada de “Vilania: toda história tem dois lados… de que lado você está?” criada juntamente com a artista Helena Keiko.

A série transforma os temidos vilões das histórias infantis em verdadeiras obras de arte feitas com papel! Alguns exemplos de antagonistas que fazem parte da exposição são: Malévola, da Bela Adormecida; Scar, do Rei Leão; Capitão Gancho, de Peter Pan; Cruela, dos 101 dalmátas; entre outros.

Essa foi a terceira exposição de personagens da Disney que Vlady e Keiko inauguram na Brazil Scrapbooking Show. A primeira, era intitulada “Disney World in Paper”. Ela aconteceu durante a edição de 2011 da e contava com 10 obras, retratando desde o primeiro longa-metragem “Branca de neve e os Sete Anões” até lançamentos mais recentes. Já em  2015 o tema foi “Animation Jewelry in Paper”, com 14 peças retratando diversos personagens como Pinóquio, Simba, entre outros.

Nessa nova série, além de retratar os antagonistas e transformar os vilões em obras de arte, a nova exposição “Vilania Disney” tem outra novidade: todas as molduras das obras são feitas com papel cartão Hörlle! Mostrando a versatilidade desse produto e a habilidade que Vlady e Keiko tem em dar mais um uso artístico para essa matéria prima.

Confira o trabalho do Vlady através de suas redes sociais!

E você, tem algum obra de arte feita com papel cartão Hörlle?! Nos envie!

Facebook: /Ateliê do Vlady

Instagram: @atelie_do_vlady

Site: https://www.ateliedovlady.com.br/

Você pode gostar também

/* */