Como ensinar o cachorro fazer suas necessidades no local certo

por

Todos sabem o quanto é desagradável um cão que vive fazendo suas necessidades nos lugares mais inapropriados. Seja nos pés da mesa e do sofá, ou nos tapetes, no meio da cozinha, etc. Além do cheiro nada agradável e da chance de pisar em cima, esse hábito pode danificar seus móveis ou até mesmo apresentar risco de doenças, principalmente quando temos criança em casa.

Geralmente pensamos que o cão faz isso como uma provocação ou por simples desobediência. Mas, definitivamente, esse não é o caso. Os motivos variam desde insegurança e medo, até uma forma de chamar atenção de seu dono, tanto positiva quanto negativamente. Também existem os casos onde o cão não possui um ambiente adequado para fazer suas necessidades, ou necessita de alguns passeios diários para se “aliviar”.

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

O primeiro passo para ensinar seu cão a fazer as necessidades no local adequado é identificar o motivo pelo qual ele faz no local errado. Se o cão for filhote e ainda não souber onde deve fazer, o procedimento é simples. Alimente-o de forma regrada, sempre nos mesmos horários e com a mesma quantidade de ração em cada refeição. Com isso, seu organismo funcionará num ciclo padrão.

Preste atenção no tempo que ele leva para fazer suas necessidades depois das refeições. Sabendo isso, quando estiver perto da hora das necessidades, leve-o até o local desejado e deixe-o relaxado, não interfira. Assim que ele fizer, elogie, acaricie, ou até mesmo, dê um petisco para ele. Assim, ele irá associar os elogios ao seu ato, entendendo como correto.

Quando você flagrar seu cão fazendo as necessidades no lugar errado, jamais grite, bata ou esfregue seu focinho. O cão pode desenvolver sérios traumas e esse problema pode, inclusive, piorar ao ponto de se tornar crônico.  A grande maioria dos animais passa a ter medo dos donos quando são censurados com muita veemência. Isso pode fazer com que ele queira esconder as fezes e assim passe a  procurar cantinhos escondidos da casa para se aliviar.

Algumas dicas:

Para ajudar você a treinar seu animal, separamos algumas dicas e técnicas que são bastante eficazes; mas lembre-se: todo e qualquer tipo de adestramento exige muita paciência, consistência e persistência. Por isso, não desista se seu cachorro tiver alguma recaída!

Eleja um cantinho:

Escolha o cantinho que será o banheiro do seu cachorro. É importante que seja sempre o mesmo lugar e que ele esteja distante, de preferência em locais opostos, da caminha e dos potes de água e de comida.

Tenha paciência:

É normal que o animal erre de vez em quando, não desista! Assim como as crianças, eles também estão desenvolvendo sua habilidade de segurar as necessidades para chegar a tempo no banheiro. Alguns cometem deslizes até os seis meses de idade.

Elimine o cheiro:

Higienize o local do erro com produtos adequados para eliminar o cheiro e evitar que o cão volte a procurar aquela área. Passar um pano umedecido com água e só depois usar algum desinfetante é mais eficiente do que usar os produtos de limpeza diretamente.

É possível ensinar cães adultos?

Como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo desde o primeiro dia em casa? Isso é muito importante e vale tanto para os filhotes, quanto para aqueles que foram adotados já adultos. Não existe limite de idade para aprender a usar o jornal ou o tapete higiênico! Cachorros mais velhos e até os idosos conseguem ser treinados para isso.

Produtos próprios para seu cão:

Pensando na comodidade e praticidade na hora de higienizar o cantinho do seu pet, a Papel de Bicho criou dois produtos especiais.

Todo dono de cachorro sabe como é difícil ensinar eles a fazerem xixi no lugar certo. O Postinho Higiênico da Papel de Bicho foi criado para ajudar o aprendizado do animal. Ele é um produto ecológico e biodegradável em formato de hidrante e pode ser facilmente descartado. Ele cria um interesse visual a mais para o animal no ambiente que passa a utilizá-lo como sanitário.

Pensando numa solução higiênica, econômica e totalmente ecológica, a Papel de Bicho traz refis de papelão para o sanitário higiênico do seu cãozinho. Absorvente e mais econômico do que fraldas, a Folha Higiênica HigiPet é totalmente biodegradável e não agride o meio ambiente. Ideal para uso com pelo menos uma troca diária. A Folha Higiênica HigiPet pode ser facilmente recortado para se adaptar ao tamanho do seu sanitário higiênico.

Todos os produtos da Papel de Bicho estão disponíveis para venda diretamente no nosso site clicando aqui

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */