A importância do handmade na moda

A importância do handmade na moda

por

Ninguém pode negar que as tendências sempre voltam e na estação mais quente do ano as peças artesanais voltaram e; para ficar!

A importância do handmade na moda

A chegada do verão está sempre acompanhada de muitas tendências e novidades nos mais diversos ramos, principalmente na moda. E dessa vez quem comanda o mundo fashion é o Handmade, na tradução literal “feito à mão”.

Não é novidade para ninguém que cada vez mais os detalhes minuciosos de cada coleção são feitos à mão e transbordam riqueza sem fim. Para o verão, o trabalho handmade ganha mais força criando peças com detalhes mais sofisticados e criativos, oferecendo um estilo único.

Exclusividade é a marca registrada em cada traço da moda handmade e, por serem únicas, as peças são consideradas por muitos uma verdadeira arte. Por não serem industrializadas, ainda que existam peças semelhantes; nenhuma será igual a outra e esse é o verdadeiro charme do estilo. O handmade construiu seu espaço trazendo cuidado e originalidade nas suas peças e a elas são conferidas identidade e estilo, evitando a mesmice. O handmade veio para transformar a forma como falamos de moda.

A indústria do fast-fashion depende da produção em massa, tudo tem pouco tempo de vida, desde o processo de design até a duração do produto. A grande demanda acaba nos seduzindo, somos induzidos a comprar mais… Mas os produtos, mesmo sendo mais barateados, trazem um alto preço para o meio ambiente e também para os trabalhadores dessa área.

“Embora o artesanato e as mais diversas técnicas manuais não sejam novidade; o handmade é, pois ele apresenta uma perspectiva diferente para o design. Ele retorna à matéria-prima do artesanato; das artes plásticas e propõe ao design uma fuga aos padrões tradicionais da ilustração e fotografia. Assim, criar uma peça ou um projeto de handmade, é apostar na criatividade, na tendência e na experiência”.

Apesar de aparentemente simples, o handmade demanda muito mais estudo e recursos do profissional de moda; sendo este um trabalho de muitas etapas, mas que pode oferecer resultados surpreendentes.

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */