Ferramentas básicas para cartonagem

por

A cartonagem é uma técnica artesanal muito antiga que utiliza o papelão como sua matéria prima. Através dela é possível criar diversas peças, desde as utilitárias até as decorativas.

Muitas vezes, quem está começando fica em dúvida sobre quais materiais utilizar, por isso é importante saber que existem algumas ferramentas básicas para cartonagem. Nós da Hörlle separamos tudo que você precisa saber para começar o seu trabalho artesanal com papelão!

Base de corte:

A base de corte é essencial porque ela protege a sua mesa de trabalho contra o estilete. Seu material é emborrachado e ela possui em sua superfície desenhos de quadrados milimetrados. Isso auxilia na precisão de cortes retos e na conclusão das medidas necessárias.

Estilete:

É a ferramenta utilizada para cortar o papelão. É importante que ele tenha um corte preciso, a lâmina esteja sempre com fio e, se possível, seja emborrachado para um maior conforto na hora de segurar. Um bom estilete é essencial para se obter cortes precisos e sem rebarbas. Eles podem ser retos ou circulares.

Régua e gabarito de encadernação:

A recomendação é que sejam feitos de metal, isso porque resistem aos cortes do estilete. Mas também existem os de acrílico, plástico e de madeira. Eles servem tanto de medida base quanto apoio para o estilete na hora do corte. Por esse motivo é importante que sejam firmes e não deslizem, caso contrário os cortes sairão tortos. Muitas artesãs colam pedaços de EVA na parte de trás para evitar que a régua e o gabarito se movam.

Dobradeira:

Existem de diversos tamanhos e matérias, elas facilitam na hora de fazer vincos e também de dobrar o papelão. Ajudam a fazer marcações e muitas vezes podem ser substituídas por espátulas.

Cola:

A mais utilizada é a cola PVA branca. Não é necessário diluir o produto e existem diversas marcas e tamanhos no mercado.

Papel cartão Hörlle:

O papel cartão Hörlle é a base dos produtos feitos em cartonagem. Ele é feito com aparas de papel 100% recicladas. O mais tradicional é o Papelão cinza, que tem essa cor devido a sua matéria prima. Mas ele também está disponível em diversas outras cores (preto, azul ciano, azul royal, verde claro, verde escuro, amarelo, rosa, vermelho, lilás e laranja).

Todos os produtos da Hörlle possuem o Ph neutro, o que evita que fiquem amarelados com o tempo. Além disso são atóxicos, não tem nenhum componente tóxico em sua composição. Sendo assim são 100% ecológicos e biodegradáveis.

Vendidos em diversos tamanhos e espessuras são o produto ideal para que as suas peças fiquem com alta qualidade e um bonito acabamento.

Onde comprar nossos produtos:

Lembrando que você pode adquirir o tradicional papel cartão Hörlle diretamente no site: www.lojahorlleformatos.com.br . São diversas espessuras de papel cartão cinza, cinza h, cinza h com capa branca e preto h, além da linha de papéis coloridos já cortados em formatos especiais!

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */