O que é cartonagem?

por

Nós, da Hörlle, sempre falamos sobre a Cartonagem… E no meio de tantas opções de artesanato, há algum tempo a procura por esse tipo de técnica vem crescendo cada vez mais, mas você sabe exatamente o que é cartonagem?

O que é cartonagem?

A grosso modo, podemos dizer que ela é a confecção de peças com o papel cartão cinza. Mas é claro que vai muito além disso; a cartonagem é a arte de transformar o papelão, cola, tecido ou papel em diversos tipos de peças e produtos, desde a decoração até utilitários; afinal é uma técnica extremamente versátil e por isso tem uma gama enorme de possibilidades a ser explorada.

É uma técnica muito antiga, que conforme a história, era usada para fazer máscaras funerárias no Egito. (Nós já falamos sobre como essa técnica era utilizada no antigo Egito, saiba mais lendo a matéria aqui).

Os carros chefes da técnica, com toda certeza, são as caixas e maletas, mas é possível dar funcionalidade e um design pensado para atender as necessidades dos clientes, buscando inovar e personalizar seus projetos. Das caixas para lembrancinhas, a pequenos móveis e peças decorativas, você pode explorar um mercado amplo e rentável.

O segredo da técnica está no corte preciso das peças, no acabamento perfeito e na criatividade da criação.

O processo de cartonagem mudou e evoluiu muito desde então, mas uma coisa continua a mesma: sendo um processo de personalização, os objetos feitos em cartonagem vem cheios de significado, impressões, percepções e experiências de vida.

Os artesãos fazem capas de livro, agendas, cadernos, caixas, embalagens, organizadores, gaveteiros, necessaires, porta retratos, bolsas, carteiras, scrapbook, capa para smartphones e tablets e onde mais a criatividade os levar! São trabalhos que exigem muito capricho, perfeição, habilidade manual e tempo. E ficam lindíssimos!

Papel cartão cinza

A Hörlle é uma marca que está há mais de 46 anos no mercado fabricando o papel cartão cinza rígido. Todos os seus produtos são reconhecidos pela alta qualidade. O original papel cartão Hörlle (ou Holler, como muitos conhecem) é feito com aparas 100% recicladas; eles são ecológicos, biodegradáveis e tem ph neutro, o que evita que fiquem amarelados com o tempo!

Estes papelões tem várias espessuras, passando por mais finas como 1.0mm ou mais grossas 2.90mm. Sendo que os artesãos usam espessuras mais finas para peças menores e espessuras mais grossas para peças maiores, quanto maior a peça, maior pode ser a espessura do papelão.

A Hörlle formatos vende esses papéis já cortados em tamanhos especiais, e são eles: A3, A4, A5, 30cm x 30cm, 40cm X 50cm e 80cm x 100cm

Além disso estão disponíveis em diversas cores, além do tradicional cinza também tem toda a linha color face, onde uma das faces do papelão recebe uma camada de tinta; no total são 10 cores disponíveis, o Capa Branca e o ADH são revestidos com papéis brancos em uma das faces e o Preto H tem suas faces e seu miolo tingidos.

Onde comprar o Papelão Hörlle

Lembrando que você pode adquirir o tradicional papelão Hörlle diretamente no site: loja.horlle.com.br .

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */