Animais também podem doar sangue.

por

Já parou para pensar o que acontece quando um animal precisa de uma transfusão de sangue? De onde esse sangue é obtido? A transfusão pode ser feita a partir de qualquer animal ou como os humanos existem variações de tipos sanguíneos? Esse é um tema pouco abordado e por isso é importante saber que os animais também podem doar sangue!

Da mesma forma que acontece com os humanos, os animais também precisam de transfusões de sangue. Seja por causa de acidentes, cirurgias ou doenças. E, como também acontece com os humanos, às vezes é bem difícil de se conseguir doadores.

Em diversos países já existem bancos de sangue; tanto públicos como privados. Eles são para cães e outros animais. Também tem muitas clínicas veterinárias que incentivam os donos para que seus animais se tornem doadores.

Animais também podem doar sangue.

Apesar de ser um ato nobre, que ajuda a salvar a vida de muitos pets; a doação de sangue animal ainda é bastante desconhecida. Infelizmente, apesar de necessário, não existem muitos estoques disponíveis.

Segundo o CaoCidadao, a falta de informação dificulta na hora de encontrar bichinhos que possam ser doadores. Um dos motivos é que muitos donos dos pets não sabem que é possível levar seu amigo para fazer essa doação.

A quantidade que se extrai de um cão para uma doação de sangue é a mesma que a retirada de pessoas. Ou seja, um pouco menos de meio litro, ou para sermos exatos, 450 mililitros. Isso dá, em média 16 ml por quilo.

A importância da doação

A doação de sangue animal é tão importante e necessária quanto a das pessoas. É importante entender que os bichinhos algum dia podem vir a precisar de uma transfusão. Além disso, todo mundo que tem um animalzinho em casa sabe como é horrível, só de imaginar, o seu companheiro doente e precisando de um procedimento que não está disponível. Por isso é significativo não pensar apenas no seu animal mas em todos que algum dia possam vir a precisar disso para sobreviverem!

O problema é que muitos bancos de sangue estão vazios. Em diversos casos, se o animal precisar um doador chegar; ele pode acabar morrendo. Doação é um ato de amor e cuidado com os outros!

Os cachorros tem cerca de 20 tipos sanguíneos! Embora seis sejam os mais comuns e dois representem 71% dos animais, ainda existem os que precisam de tipos de sangue diferentes!

Restrições para doar

Segundo o site MeusAnimais, para o procedimento de doação são realizados exames nos cães. Isso é realizado para saber se o estado de saúde do animal é bom o suficiente para fazer uma transfusão canina com seu sangue.

É preciso determinar claramente que o cão está livre de anemia, doenças cronicas e outras coisas que poderiam fazer com que o sangue não estivesse 100%

Cães

  • Os cães doadores devem pesar, no mínimo, 27 quilos.
  • Apenas cães com idades entre 1 e 8 anos podem ser doadores.
  • Os cachorros devem ter temperamento dócil, pois, assim não é necessário utilizar sedativos.
  • O pet não pode ter nenhuma doença crônica
  • A vermifugação e a vacinação devem estar em dia

Gatos

No caso dos gatinhos, a maioria dos critérios utilizados com os cães se repete, porém, algumas características são diferentes.

  • Os felinos devem pesar, no mínimo 4 quilos
  • Apenas gatos com idades entre 1 e 6 anos podem doar

Quais animais precisam de uma transfusão?

  • As transfusões são de especial importância para aqueles cães que:
  • Estão sofrendo de hemorragias por algum tipo de doença
  • Os que sofrem de anemia
  • Aqueles que sofreram acidentes graves e perderam sangue
  • Os que podem ter algum tipo de doença que chegue a contaminar o sangue.

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */