Benefícios do artesanato para a sua vida

por

Se você alguma vez já trabalhou com artesanato ou atividades de “faça você mesmo” (DIY, n sigla em inglês, que significa “do it yourself”); provavelmente percebeu que colocar a mão na massa é; definitivamente, uma forma barata e divertida de adquirir diversos objetos e peças que; se fossem comprados nas lojas, custariam muito mais. Mas além de tudo isso é importante ressaltar que existem outros benefícios do artesanato para a sua vida.

Mas o artesanato não é apenas uma maneira de economizar e obter peças exclusivas. Por se tratar de uma atividade que envolve o desenvolvimento de habilidade específicas e; muitas vezes, desconhecidas, essa prática também pode se converter em uma espécie de terapia ocupacional para quem a tem como rotina.

Benefícios do artesanato para a sua vida

O artesanato, além de um emprego; é também um hobby ou passatempo que muitas pessoas tem hoje. Mas o que muios não sabem é que essa atividade é extremamente benéfica para o corpo e a mente. Ele atua no cérebro como uma forma de pausar suas rotinas habituais, inclusive como forma de introspecção para melhorar a saúde emocional.

Muitas pessoas de todas as idades gastam muito do seu tempo realizando atividades artesanais. Essas atividades ajudam o nosso corpo se sentir relaxado e confortar o nosso espírito artístico.

O trabalho manual te ajuda a ter uma boa saúde mental e contribui para o seu bem-estar; além de estimular ativamente o seu cérebro. Também favorece a reflexão e meditação porque despertam sua imaginação e te permitem explorar cantos desconhecidos de sua mente.

1- Bom para as mãos e para o cérebro!

O artesanato permite que você trabalhe suas habilidades manuais e, com isso, seu sentimento de “recompensa” pessoal se torna maior. Ao contrário, quando você simplesmente compra um produto pronto; esse sentimento é menos intenso e duradouro.

2- Descubra novas fontes de renda

Algumas pessoas pegam tanto gosto pelo “faça você mesmo” que passam a enxergar esse tipo de trabalho como uma possível fonte de renda. Em um mundo cada vez mais industrializado, tudo que tem um toque “humano” ganha um valor diferenciado. Se você se especializar em uma atividade, pode até complementar sua renda por meio dela.

3- Os detalhes se tornam muito importantes

A partir do momento em que você começa a se dedicar aos trabalhos manuais, os pequenos detalhes passam a ter uma maior importância; e você se torna capaz de valorizar fortemente tudo aquilo que possuí.

4- Conecte-se mais profundamente ao que realmente importa

Ao realizar uma atividade com suas próprias mãos, você se torna mais conectado as coisas simples da vida; capazes de te fazer mais feliz. A industrialização roubou do ser humano essa necessidade de ser multi-tarefas e, consequentemente, de não depender tanto do que é comercializado!

Fonte: dicasdemulher

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */