O que é pegada de carbono?

por

Você sabe o que é a pegada de carbono? Ela é um índice que mede o impacto das atividades do homem sobre a natureza; a partir da quantidade de dióxido de carbono (CO2) que elas emitem.

Quando liberado em excesso, esse gás se acumula na atmosfera e provoca profundas alterações climáticas. Ou seja: quanto maior for sua pegada de carbono, mais você está mudando o planeta.

O que é pegada de carbono?

Todos os dias, através das nossas atividades e rotinas habituais, produzimos dióxido de carbono que é libertado para a atmosfera; isso é a nossa pegada de carbono. Esses gases de efeito estufa detêm o calor na atmosfera do planeta o que, por sua vez, contribui para o aquecimento global; o qual tem efeitos prejudiciais sobre o meio ambiente, a vida humana e animal. Por tudo isso, reduzir a nossa pegada de carbono é extremamente importante!

A Pegada de Carbono da humanidade é a principal causa das mudanças climáticas. Devido ao fato de que geramos emissões de gás carbônico em ritmo muito mais rápido do que é possível absorver. Existe um acúmulo desse gás na atmosfera e no oceano.

A pegada de carbono pelo mundo

Em média, cada cidadão do mundo tem uma pegada de carbono de 4 toneladas por ano, ou seja; todos nós produzimos cerca de 4 toneladas de dióxido de carbono anualmente. Curiosamente, na América do Norte, cada cidadão produz cinco vezes mais – até 20 toneladas de dióxido de carbono por ano. Na Europa, esses valores são significativamente menores do que nos estados unidos: por exemplo, no Reino Unido a pegada de carbono de cada pessoa é, em média, 10 toneladas por ano; e em França, esse valor baixa para as 6 toneladas anuais.

Como reduzir a nossa pegada de carbono

Existem várias maneiras de reduzir a nossa pegada de carbono no mundo, contribuindo assim para um planeta mais verde e mais saudável.

Reduzir a quantidade de dióxido de carbono que libertamos para a atmosfera passa pela alteração de hábitos como andar mais a pé ou de transportes públicos, em vez de carro; poupar recursos energéticos e investir em energias alternativas. Um passo de cada vez para reduzir uma pegada de carbono que não tem de ser tão prejudicial para o meio ambiente.

Você consegue calcular a sua pegada de carbono de um jeito simples e divertido pelo site

A Hörlle

Além da certificação FSC e da Pegada de Água (a qual já falamos aqui no blog, você pode ler clicando aqui  a Indústria de Papelão Hörlle também avalia a pegada de carbono de seus produtos.

Preocupada em não poluir, a Hörlle mede sua Pegada de Carbono; ou seja mede a quantidade de gás que é liberado durante a produção dos nossos produtos e trabalha no sentido de reduzir ao máximo suas emissões de gás.

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

Você pode gostar também

/* */