Como liberar a sua criatividade

por

A criatividade humana é tanto um dom quanto um mistério. E, embora todos nós tenhamos o potencial para criar arte e beleza, muitos de nós ou não têm conhecimento de nossa capacidade, ou são inseguros sobre como desbloquear este dom. O bloqueio criativo é muito comum, em todas as pessoas. E as vezes parece que ele surge bem naquele momento em que mais precisamos ter uma ótima ideia. É por isso que separamos algumas dicas de como liberar a sua criatividade!

Não existe uma fórmula rigorosa para seguir a fim de libertar o seu talento criativo, contudo, nós temos alguns passos que podem te ajudar a desbloquear sua criatividade.

A criatividade

Para muitas pessoas, a criatividade é algo presente apenas nas crianças, que acaba sendo perdida durante o processo de crescimento. Porém essa habilidade quase mágica que faz parte de nós quando somos pequenos continua aí dentro de você depois de adulto. Pode acreditar!

Não se trata apenas de saber desenhar, cantar ou criar histórias…criatividade está muito mais relacionada com a sua capacidade de enxergar soluções para problemas, de deixar a vida mais leve e de explorar suas ideias.

E pode acreditar, não é difícil voltar a desenvolver essa habilidade! Até mesmo para aquelas pessoas que se consideram o menos criativas possível

Como liberar a sua criatividade

Vale lembrar que a criatividade não é um dom e, sim, uma habilidade humana. Sendo assim, ela pode ser desenvolvida. A criatividade pode, e deve, ser alimentada!

1. Converse com pessoas diferentes

Uma boa maneira de potencializar a sua mente é conversar com pessoas novas, trocar ideias com profissionais de várias áreas. A socialização ajuda a encarar as situações através de perspectivas diferentes, o que facilita a tomada de decisões e resolução de problemas de maneira criativa. Se abra para o mundo e para todas as possibilidades que ele oferece.

2. Desenhe

Você possivelmente está pensando: “eu sequer sei desenhar!”. Tudo bem, a ideia não é você ser um grande artista, mas sim externar aquilo que você está pensando através de desenhos. Pegue uma folha em branco e, mais uma vez, deixe a criatividade fluir. No final, analise o seu desenho e tente compreendê-lo. Pode ser que uma grande ideia tenha surgido sem que nem ao menos você tenha se dado conta.

3. Vá além

Quebre os velhos paradigmas, mude seus hábitos e permita-se inovar. Faça caminhos diferentes para chegar em casa ou no trabalho, mude a rotina, enfim, não tenha medo de mudar. Fazer tudo sempre do mesmo jeito acaba estagnando a criatividade

4. Tenha distância da situação

Estudos indicam que quando criamos uma distancia psicológica da ideia que estamos desenvolvendo, conseguimos ver novos e melhores horizontes para ela. Isso porque afastamos nossos sentimentos e contextos que diversas vezes criam barreiras para a criatividade. Portanto, na próxima vez que você estiver desenvolvendo uma ideia, procure criar uma distancia psicológica dela.

5. Não tenha medo de errar

As crianças não tem medo de errar, elas experimentam sem medo! As pessoas mais criativas do mundo também erram (e muito). É melhor assumir o risco, do que desistir de tentar, não acha? Hora de ativar um pouco da criança que mora dentro de você

6. Tenha em mão um caderno

Leve um caderno ou um app de notas sempre com você. Assim é possível anotar as ideias — por mais loucos que elas pareçam — a qualquer hora.

7. Descanse

Ahhhhh, a melhor dica de todas! Descanse!! Você não é uma máquina, sua mente também não. Entendido? Durma, viaje (na maionese, inclusive), aprecie a natureza, respire, alongue-se…descanse! O trabalho incessante é o inimigo número um da criatividade.

Gostou do post? Curta, comente, compartilhe! Sua sugestão é muito bem vinda!

 

Você pode gostar também

/* */